Em 1º de janeiro de 2024, bem a tempo para o Ano Novo, a Netflix lançou a série perfeita para maratonar após a ressaca do Natal: A Grande Ilusão. Baseada no best-seller de Harlan Coben - um autor conhecido por seus suspenses, que deram origem a várias adaptações na plataforma de streaming -, a ficção alcançou o número 1 em vários países logo após sua estreia e obteve quase 37,1 milhões de visualizações em apenas uma semana.
Isso significa que ela detém o recorde de estreia de série mais bem-sucedida no serviço de VOD desde que eles mudaram a forma de medir seus números em junho de 2023. Da mesma forma, provavelmente também é a estreia de série mais bem-sucedida desde que Wandinha viu a luz do dia.
Depois dessa conquista, a única coisa que restava era subir na lista de títulos de todos os tempos, o que aconteceu 35 dias depois. Atualmente, A Grande Ilusão é a sétima série em inglês mais assistida na história da Netflix, com mais de 96 milhões de visualizações, à frente de Bridgerton ou The Witcher.
A Grande Ilusão conta a história de Maya Stern, uma ex-soldado de operações especiais que acaba de ficar viúva. Seu marido foi brutalmente assassinado e ela logo descobre algo que vai virar sua vida de cabeça para baixo. Maya vê seu falecido marido por meio de uma câmera de vigilância. A partir desse momento, ela decide investigar o que aconteceu e terá de enfrentar uma verdade que não esperava encontrar.
Os críticos a avaliaram positivamente na época de sua estreia e lhe deram 69%. "É a primeira série da Netflix em um longo tempo que eu gostei tanto que a maratonei, o que já diz alguma coisa", escreve Hannah Brown, do Jerusalem Post. "Ela tem potencial suficiente para algumas reviravoltas intrigantes na trama e atuações sólidas mais do que suficientes para compensar alguns diálogos estranhos e pontos da trama que parecem complicar desnecessariamente as coisas", diz Joel Keller, do Decider.
Harlan Coben é um velho conhecido da Netflix. Suas adaptações incluem Safe (2018), Não Fale com Estranhos (2020) e Fique Comigo (2021), todas elas suspenses que têm um público fiel. Portanto, não é fácil continuar surpreendendo os assinantes, mas Graeme Blundell, do The Australian, diz que isso não perde o fator surpresa. "Quando você pensa que já entendeu tudo, Coben o surpreende de novo e de novo, não importa quão absurdas sejam suas reviravoltas ou quão desequilibrada seja a narrativa", diz ele.
*Tradução de site parceiro do AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!