X-Men '97 mal chegou ao catálogo do Disney+ e já se tornou um hit da plataforma. Com apenas 5 dias de exibição, o projeto já atingiu 4 milhões de visualizações e superou a estreia de What If...? com a melhor estreia de uma série animada no serviço de streaming.
Sequência direta da animação lançada nos anos 1990, com a tecnologia dos dias atuais, a narrativa ganhou uma natural reformulação completa no visual e nas aventuras apresentada, com histórias originais dos super-heróis e arcos conhecidos dos quadrinhos.
A trama acompanha os acontecimentos posteriores ao capítulo final da saga anterior, no qual um moribundo Charles Xavier se diz orgulhoso dos X-Men antes de ser levado por Lilandra Neramani. Desta vez, na ausência do Professor X, quem comandará a equipe é ninguém menos do que Magneto.
Novo universo compartilhado além do MCU?
Parte do investimento da Marvel em trazer seus heróis para a TV, o sucesso de X-Men: The Animated Series fez com que outras produções também ganhassem espaço na telinha, como Homem-Aranha, Quarteto Fantástico, O Incrível Hulk, Surfista Prateado e Homem de Ferro. Apesar de não ser uma informação completamente precisa, todas essas histórias lançadas durante a década de 1990 compartilhavam o mesmo universo - assim como o MCU faz atualmente.
Levando em consideração que se trata de uma continuação, X-Men ‘97 terá muitos elementos do projeto original. Um deles está nas divertidas participações especiais de outros heróis da Marvel, como o Homem-Aranha, por exemplo. No primeiro capítulo já existe um easter-egg ao Cabeça de Teia em um Clarim Diário, com direito a citações nominais a Peter Parker e Eddie Brock.
X-Men '97: Tempestade vai recuperar seus poderes? Futuro da personagem está em importante arco dos quadrinhosBrad Winderbaum, chefe de streaming da Marvel, abordou a possibilidade de outros heróis aparecerem na série, bem como revelou o desejo do estúdio em, talvez, retomar outras animações dos anos 1990.
“Temos um grande executivo que trabalha para nós, chamado Drew River, que gerencia a continuidade da linha do tempo. E, obviamente, isso se torna mais complexo quando você entra na saga do multiverso e acompanha várias linhas do tempo”, disse ele em entrevista à Men’s Health.
Ele acrescenta: “X-Men ’97 se encaixa nessa linha do tempo dos anos 90, junto com a série original, bem como os programas simultâneos dos anos 90 que às vezes se cruzam com os X-Men. O potencial está sempre presente. Sem entrar no território dos spoilers, a série original tem muitas participações especiais divertidas, e ’97 carrega essa tocha.”
“Sempre serão uma alegoria sobre preconceitos”: Mais de 30 anos depois da série original, diretor de X-Men ‘97 explica relevância dos mutantes da Marvel na atualidade (Entrevista)Ao ScreenRant, o produtor já havia dado algumas pistas sobre essa questão: "X-Men '97 e encaixa diretamente na continuidade de programas de animação daquela época, e como todos sabem, houve alguns crossovers incríveis, principalmente com o Homem-Aranha. Se você lembra das participações do programa original, deve ficar animado com nossa nova série, mas sem spoiler. É uma linha do tempo emocionante para explorar os anos 1990!"
Já renovada para a segunda temporada, X-Men ‘97 terá 10 episódios neste primeiro ano. Com exibição semanal, os capítulos inéditos chegam ao Disney+ sempre às quartas-feiras.