Os k-dramas ganharam popularidade por suas narrativas únicas de romance, mas também contam com ótimos títulos em gêneros diferentes e este é o caso de Narco-Santos, produção da Netflix lançada em 2022 e que fez sucesso na plataforma na época de seu lançamento. Com o protagonismo de Park Hae Soo, ator de Round 6 e La Casa de Papel Coreia, o dorama mergulha no submundo do crime para contar uma história baseada em fatos reais.
Este não é um formato comum em produções do tipo, então o projeto dirigido por Yoon Jong-bin se destaca nesse sentido. Ambientada no Suriname, Narco-Santos acompanha a trajetória de Kang Ingu (Ha Jungwoo), um homem comum, que vai tentar ganhar a vida fora e acaba envolvido num esquema de tráfico de drogas internacional.
No entanto, ele tenta sair da situação espinhosa em que se colocou e decide trabalhar infiltrado no esquema sob a observação do chamado NIS (Serviço de Inteligência Nacional da Coreia do Sul). Para isso, ele conta com a ajuda de Choi Chang-ho (Hae Soo), agente da organização sul-coreana enviada para a verdadeira cabeça por trás do tráfico de drogas de cocaína no Suriname, que se disfarça como padre.
Com apenas seis episódios, quantidade atípica para produções sul-coreanas, mas perfeita para quem prefere minisséries, o k-drama prende a atenção do início ao fim com as muitas cenas de ação e reviravoltas no ritmo frenético da história contada no Narcos de Wagner Moura e Pedro Pascal.
Porém, apesar da recepção positiva do público, o clima não ficou muito interessante para equipe da produção que foi ameaçada de processo após irritar o ministro de Suriname. O motivo da ação legal seria a imagem negativa e deturpada que o projeto sul-coreano mostra do país, assunto que foi repercutido internacionalmente.
Este é o novo k-drama do momento: Uma história de traição digna de novelas brasileiras disponível no streamingA história real que inspirou Narco-Santos foi a do criminoso chamado Bong-haeng, que estabeleceu fortes conexões e possuía um sistema responsável por transportar grandes quantidades de droga da América do Sul para a Europa. Bong Haeng foi preso no Brasil em 2009 e extraditado ao seu país de origem para responder por seus crimes.
Com apenas seis episódios, Narco-Santos está disponível na Netflix.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!