Minha conta
    Crise em Duna: Após o sucesso do segundo filme, a expansão deste universo de ficção científica está preocupando os fãs
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Revisamos o que está acontecendo com Dune: Prophecy, a série prelúdio dos filmes de Denis Villeneuve para a plataforma Max.

    Anunciado oficialmente há cinco anos e com o recente sucesso de bilheteria Duna: Parte Dois, todos os olhos estão voltados não apenas para a continuação da saga de ficção científica, mas também para seu spin-off televisivo para o streaming da HBO. No entanto, o silêncio há meses em torno de Dune: Prophecy é um tanto preocupante.

    Duna: A Profecia
    Duna: A Profecia
    Data de lançamento 2024-11-17 | min
    Séries : Duna: A Profecia
    Com Emily Watson, Olivia Williams, Chloe Lea
    Usuários
    3,8
    Assista agora em Max

    E desde o início podemos considerar que esta prelúdio de Duna, que contaria (supostamente) as origens da Bene Gesserit cerca de dez mil anos antes dos acontecimentos dos filmes, vem passando por múltiplas mudanças em um mundo infernal. Muito desenvolvimento que resultou na saída de vários membros importantes da equipe.

    Um terremoto contínuo de idas e vindas

    Originalmente, o próprio Denis Villeneuve ficaria no comando da série... mas logo priorizou a parte cinematográfica da franquia e junto com ele levou também o roteirista Jon Spaiths. Mas certamente não seriam as últimas mudanças criativas. A partir do final de 2022, iniciou-se uma odisseia de um ano e meio de problemas e mudanças.

    Eles começaram em novembro de 2022, quando soubemos da saída da co-criadora da série, Diane Ademu-John, deixando Alison Schapker no comando (que já estava substituindo Scott Z. Burns). Meses depois, soubemos que eles também sofreram a perda de seu diretor, Johan Renck, e de Shirley Henderson, que iria co-estrelar o então chamado Dune: Sisterhood ao lado de Emily Watson.

    Um completo terremoto na produção da série pelas profundas mudanças ocorridas na hora de propor a história que contaria. Aliás, em declarações recentes em entrevista ao The Playlist, Johan Renck assegura que se tinha transformado em algo completamente diferente do que se falava inicialmente.

    Havia muita coisa acontecendo, mas ninguém pode ser responsabilizado, ou os showrunners foram trocados, e a ideia original da história mudou completamente de rumo também porque costumava ser chamada de Duna: Sisterhood, e então mudou de nome e se tornou uma coisa completamente diferente. Novamente, isso é algo que pode acontecer em episódios de TV, e é tipo, ou você está bem em estar e funcionar nesse ambiente desse tipo, mas nunca foi ou será algo para mim

    Além disso, na entrevista, o diretor – fã confesso de Duna, de David Lynch – afirma que os produtores lhe garantiram que a série não precisava "ter nada a ver com os filmes [de Villeneuve]; é seu próprio animal". Agora teremos que ver o que exatamente ele quer dizer com isso... especialmente porque até agora não vimos uma única imagem.

    Na verdade, a estreia e o sucesso avassalador de Duna: Parte Dois poderia ter sido um momento perfeito para lembrar aos fãs da saga (e, bem, aos telespectadores em geral) da existência de Dune: Prophecy através de alguma foto ou teaser. Principalmente considerando sua estreia prevista para os últimos meses de 2024.

    HBO Max não joga a toalha com sua grande série de ficção científica e propõe repaginada: Divulgados novo título e previsão de estreia

    Um silêncio estrondoso para uma estreia poderosa

    A ausência do teaser foi atribuída, segundo fontes do TVLine, ao fato de ser "muito cedo", porque, entre outras coisas, ainda está em produção. Para servir de referência com a comercialização de mais uma série de "alto perfil" da empresa: o primeiro teaser da 2ª temporada de House of the Dragon (que estreia em junho) saiu em dezembro passado.

    Warner Bros.

    Felizmente, a última atualização do projeto é bastante otimista. Em entrevista ao Collider, o diretor de fotografia de Dune: Prophecy, Pierre Gill, garantiu que a série terminou as filmagens no último Natal de 2023... mas que resta uma longa pós-produção de quase um ano, então Final de 2024 continua sendo uma data de lançamento viável.

    Claro, Gill garante que o silêncio ainda durará mais alguns meses... um período em que continuaremos com incertezas, pois, como temos visto tantas vezes ultimamente, não seria a primeira vez da Max que um a série foi cancelada assim que terminou de rolar.

    Este prelúdio segue a história de Valya e Tula Harkonnen e suas conexões com uma seita que acabará sendo a das místicas Bene Gesserit. O elenco inclui Emily Watson, Olivia Williams, Jodhi May, Sarah-Sofie Boussnina, Shalom Brune Franklin, Faoileann Cunningham, Aoife Hinds, Chloe Lea, Travis Fimmel, Mark Strong, Jade Anouka e Chris Mason.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top