Como uma das séries mais longevas da história da TV, obviamente há uma gama gigantesca de roteiristas que já passaram por diferentes episódios de Os Simpsons. Conan O'Brien é talvez um dos nomes mais famosos, mas ainda há outros nomes que já passaram por muitos capítulos da história dessa família tão disfuncional quanto amada.
Com contribuição de escrita em 77 episódios, mas atuando como consultor em 209 capítulos segundo o IMDB, John Swartzwelder não é apenas conhecido pelos seus roteiros, mas também por um mistério que assola sua persona há muitos anos. Apesar de algumas pessoas desconfiarem de sua existência, inclusive, é válido confirmar que ele é uma pessoa real.
O detalhe esquecido da 1ª temporada de Os Simpsons que surpreendeu a todos: “Escrevi este episódio e não tinha ideia sobre isso"Ao The New York Times, outro escritor da série falou sobre o artista. "John Swartzwelder é o melhor escritor do mundo hoje em qualquer meio", disse ele ao jornal. "Na sala de reescrita dos Simpsons, o maior elogio que você pode dar a uma piada é chamá-la de 'swartzweldiana'", com o que ele quis dizer "algo excepcionalmente estúpido e inteligente ao mesmo tempo ."
Para o conhecimento, a sua fama não se formou do nada. O autor tem créditos em episódios icônicos da saga, como Homer Batedor (S03E17), O Grande Dia (S04E20), Bart Ganha um Elefante (S05E17), Homer, o Grande (S06E12), Só se muda Duas Vezes (S08E02) e O Inimigo de Homer (S08E23) - capítulos responsáveis por mudar a história do desenho animado e ampliar tanto o cânone quanto a expansão da comédia investiga na série.
Em um DVD da série com conteúdo adicional, alguns detalhes sobre Swartzwelder foram revelados, como a sua forma reservada de trabalho - um home office estabelecido muito antes da pandemia, e também seu envolvimento com o filme de 2007. A teoria sobre o escritor se deve a um comentário de AI Jean para um episódio da quarta temporada, de que o escritor era apenas um nome falso usado por uma equipe de roteiristas que escolheu o anonimato.
Apesar de toda a conspiração, Swartzwelder é descrito como uma pessoa comum no livro Springfield Confidential, de Mike Reiss. O autor o descreve como um "homem amigável que conversa sem parar sobre coisas masculinas, como beisebol e faroestes antigos" e que Swartzwelder deve "lembrar um dos amigos de seu pai".
Longe de Os Simpsons desde os anos 2000, hoje o escritor está se dedicando à publicação de romances.