É provavelmente um dos romances de ficção científica mais influentes da história e, paradoxalmente, tem uma longa história de adaptações frustradas para o cinema. Porém, tudo indica que estamos diante da oportunidade definitiva, já que o Apple TV+ acaba de anunciar que deu luz verde a uma série baseada em Neuromancer de William Gibson.
Dessa forma, a adaptação sai pelas mãos de Graham Roland (Jack Ryan) e J.D. Dillard (Irmãos de Honra), que ficarão encarregados de fazer os dez episódios que irão compor a série. Roland atuará como showrunner, enquanto Dillard dirigirá o episódio piloto.
De acordo com a sinopse fornecida pela empresa, Neuromancer segue a história de um super-hacker de alto escalão chamado Case, que é lançado em uma teia de espionagem digital e crimes de alto risco com sua parceira Molly, uma assassina com olhos espelhados com o objetivo de roubar uma dinastia corporativa com segredos incalculáveis.
Nas palavras de Graham Roland e J.D. Dillard:
Estamos extremamente entusiasmados em trazer esta propriedade icônica para o Apple TV+. Desde que nos tornamos amigos, há quase dez anos, procuramos algo para nos unirmos, por isso esta colaboração marca a realização de um sonho. Neuromancer inspirou grande parte da ficção científica que veio depois dele e mal podemos esperar para trazer o público para o mundo cyberpunk definitivo de [William] Gibson
Não é a primeira vez que se tenta trazer o romance de Gibson para a tela. Uma das últimas tentativas veio da Fox, com Tim Miller como diretor e Simon Kinberg como produtor... mas nunca mais se ouviu falar. Claro, existem algumas adaptações dos romances (e contos) de Gibson, como Johnny Mnemonic, o Cyborg do Futuro e o recente Periféricos.
Lembrando que o Apple TV+ está se tornando uma importante casa para as ficções científicas, como é o caso de Silo e Fundação, que foi renovada para a 3ª temporada.