Avatar: O Último Mestre do Ar, a mais nova adaptação live-action da animação de sucesso da Nickelodeon, chega em breve à Netflix. Desta vez em formato de série, acompanharemos novamente a história de Aang (Gordon Cormier), e de seus novos amigos, os irmãos Katara (Kiawentiio) e Sokka (Ian Ousley) - e este último, está no centro de uma polêmica.
Alguns fãs da saga, apontam inconsistências na declaração do intérprete de Sokka, Ian Ousley - também conhecido por seu papel em 13 Reasons Why -, no que diz respeito à sua descendência indígena. O ator de 19 anos teria ascendência Cherokee, todavia, alguns fãs questionam a ausência de documentos legais que confirmem a veracidade desta informação.
Um movimento que tem ganhado força em redes como TikTok, Reddit e o X (antigo Twitter) - incluindo a criação de uma petição na plataforma Change.org, que até o momento em que essa matéria foi publicada, conta com mais de 1000 assinaturas - demanda que a Netflix elucide o caso:
Vale destacar, que nem sempre a base de registros de nativos americanos, é a única forma de provar a descendência indígena de uma pessoa. Existem tribos que não são reconhecidas pelo governo norte-americano, e este pode ser o caso da nação Cherokee, da qual o ator afirma ser parte. Todavia, até o momento, nem a Netflix, nem Ian Ousley se manifestaram acerca do assunto.
A importância da representatividade
Um dos principais fatores, para compreender o fracasso do live-action O Último Mestre do Ar, de 2010, dirigido por M. Night Shyamalan, é a imprecisão no elenco. Ou seja, as representações dos personagens não correspondiam à animação, etnicamente falando. O embranquecimento de Katara e Sokka no longa-metragem, foi para os fãs, um erro imperdoável.
Um fracasso: O que deu errado com o primeiro live-action de Avatar, O Último Mestre do Ar?Logo, a preocupação em tornar esta segunda adaptação live-action mais fiel à animação original, sobretudo na representatividade do elenco, é importantíssima, e pode definir o sucesso da produção - que precisa, além de conquistar novos públicos, agradar à classe fiel de fãs de Avatar.
Avatar – O Último Mestre do Ar, estreia em 22 de fevereiro, exclusivamente na Netflix.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!