Dizer que Família Soprano é uma das melhores séries da história é tão básico quanto falar sobre as propriedades da água. Exibida pela HBO, essa importante obra de David Chase comemora 25 anos desde a estreia de seu episódio piloto. Vencedora de 21 prêmios Emmy e 5 Globos de Ouro, é uma ficção policial imperdível que elevou James Gandolfini ao status de lenda.
O ator interpreta Tony Soprano, um chefe da máfia ítalo-americana de Nova Jersey que tem um status socioeconômico poderoso e uma boa família. Mas, então, tudo desmorona. Seu casamento está indo mal, seu relacionamento com a mãe está se tornando cada vez mais insuportável e seus filhos estão chegando à idade adulta, começando a olhar para ele com outros olhos.
Enquanto isso, ele está administrando um grande negócio criminoso. Tudo o faz implodir e ele procura a ajuda psicológica da Dra. Melfi (Lorraine Bracco), para quem tenta manter um bom disfarce.
A história de Tony permanece como o monólito de 2001: Uma Odisseia no Espaço, abrindo caminho para o estudo de protagonistas complexos e apenas ligeiramente anti-heroicos (certamente não heróicos). As características do personagem ficam claras em um episódio piloto meticulosamente escrito e dirigido por Chase, que pega as sementes do cinema de gângster de Martin Scorsese (incluindo muitos de seus atores) e tenta elevá-las em termos de exploração psicológica.
Família Soprano: Um retrato impecável
Esse primeiro episódio é uma lição incrível em todos os aspectos, a começar pela maneira como o protagonista se introspecta, mas também o atrai por meio das pessoas ao seu redor. Chase não tem medo de ser meditativo e paciente, mas faz isso sem sacrificar o impacto visual da violência bruta e a tensão da vida de gângster. Tudo isso é perfeitamente montado em uma sequência de créditos com uma música icônica que também explica perfeitamente a situação de Tony.
Mas o mais importante é a produção audiovisual cinematográfica, com seu uso inteligente de símbolos e imagens para aproveitar ao máximo uma mídia ideal para o desenvolvimento de personagens. Ela marca um antes e um depois em termos estéticos, tanto para a HBO quanto para um termo que agora está um pouco diluído, mas que ainda era novo na época: televisão de prestígio.
A partir desse primeiro grande passo, foi desenvolvida uma série definitiva e avassaladora – que pode ser assistida na HBO Max.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!