Minha conta
    Sailor Moon não era rosa e a estética tão popular anos 90, na verdade, foi um erro; compare a versão real do desenho
    Aline Pereira
    Aline Pereira
    -Editora-chefe
    Jornalista que ama boas histórias e combina a paixão por cinema e TV com comunicação para mergulhar ainda mais nos universos e personagens que já fazem brilhar os olhos. Pipoca, terror, dramédia e uma pitada de reality são a receita perfeita para todos os dias.

    Você se lembra do tom rosado de Sailor Moon? A "estética" nunca foi proposital.

    Quando falamos de desenhos icônicos dos anos 90, Sailor Moon é um dos primeiros que vêm à mente – e não apenas pela revolução que causou no gênero “garotas mágicas” e sua tremenda popularidade. Acontece que o anime original também tem uma estética bem definida que ainda hoje continua inspirando muitos criadores.

    Com lindos fundos em aquarela, cores pastel e aquela espécie de filtro rosa, a estética de Sailor Moon é icônica – o que nem todos sabem é que esse tom rosa foi, na verdade, um erro.

    Como era e como nos lembramos disso

    Nas redes sociais, surgiram discussões sobre como alguns animes acabaram com uma cor diferente da pretendida originalmente pelos criadores. Sailor Moon acabou se tornando o grande exemplo porque a tonalidade rosa com que lembramos o anime nada mais é do que um efeito causado pelo desgaste das fitas de vídeos originais.

    No Twitter, uma postagem do tradutor @Nappasan sobre as cores do anime chamou a atenção dos usuários da rede. Ele explicou que esta mudança de cor se deve à má preservação das fitas originais, que a Toei Animation não corrigiu quando lançou as edições físicas.

    “É compreensível que as pessoas apreciem esta cor desbotada com nostalgia, como uma foto sépia, mas é difícil aceitar esta cor rosa como se fosse um estilo pretendido pelos criadores”, escreveu. Para comparação, há também uma postagem da versão sem o desbotamento e o tradutor fala sobre o efeito nostálgico causado pela cor.

    "Este é o vídeo master da versão latino-americana, que foi feito antes de o filme virar uma mistura desbotada. Não é rosa, e era assim que as crianças assistiam a série naquela época. O tom rosa não deveria representar nada de nostálgico, é um efeito Mandela", explicou.

    No final das contas, o debate acabou decorrendo das preferências pessoais de cada espectador: muitos defendem que o acabamento original pretendido pelos criadores deve ser mantido, enquanto outros são mais a favor de continuar a relembrar Sailor Moon com um certo tom rosa e abraçar a estética dos anos noventa que se tornou tão popular.

    Além disso, o debate serviu também para focar no que é importante: a má conservação do material original. Alguns fãs também lembram que, mais tarde, aquele tom rosa “estético” acabou se transformando em um tom de verde que, às vezes, sobrecarregava completamente a composição.

    Não é a primeira vez que a Toei tem um problema como esse com a conservação de seus vídeos – com Dragon Ball, na época, encontramos desgastes de cores diferentes e céus verdes que deveriam ser azuis.

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top