Há alguns anos, isso era quase impensável, mas cada vez mais animadores ocidentais estão trabalhando regularmente em animes japoneses. No ano passado, One Piece fez história ao ter o americano Henry Thurlow dirigindo um episódio da série, e agora Vincent Chansard se tornou um nome regular entre os animadores da série.
Vincent Chansard é um animador francês que trabalhou em produções ocidentais como Castlevania e Primal. Nos últimos anos, também vimos seu trabalho em animes como Boruto, mas é nas cenas de ação que ele realmente se destaca.
No arco Wano de One Piece, ele foi um dos animadores recorrentes que nos deixou ofereceu cenas icônicas, e também vimos seu trabalho na 2ª temporada de Jujutsu Kaisen.
Chansard já estava envolvido em um episódio da 1ª temporada do anime, e agora retornou para os episódios mais recentes. No entanto, de acordo com o Anime Hunch, sua experiência com a MAPPA, o estúdio responsável, não foi das melhores e parece que ele não está ansioso para voltar.
"Não quero apoiar uma empresa que ideologicamente não se preocupa com as condições de seus trabalhadores", disse ele em uma conversa no Twitch com Dorian Coulon, outro animador.
O estúdio de Jujutsu Kaisen e Chainsaw Man tem sido alvo de muita controvérsia sobre as más condições de trabalho, mas nos últimos meses muitos dos animadores e diretores do estúdio se manifestaram abertamente. E, em um setor já tão precário como o dos animes, a MAPPA se destaca com cronogramas intermináveis, planejamento de produção deficiente, muitos projetos, prazos impossíveis e baixos salários.
Assim, com essa formação, Chansard revelou que a única razão pela qual ele concordou em trabalhar novamente em Jujutsu Kaisen foi um favor a Hakuyu Go, um animador veterano que dirigiu o episódio 17 da 2ª temporada. E, de acordo com Chansard, Go também não está interessado em trabalhar com o estúdio novamente no futuro.
Enquanto isso, Chansard também confirmou que trabalhará em tempo integral na Toei Animation no anime One Piece em 2024. Portanto, nem todas as experiências no mundo do anime devem ser iguais, mas a MAPPA não está facilitando o retorno de seus melhores animadores e diretores para projetos futuros.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!