Recentemente de volta ao Prime Video, a série Reacher promete uma segunda temporada tão forte e brutal quanto a primeira. É preciso dizer que o Jack Reacher, da Amazon, luta de uma maneira única, mas seu intérprete, Alan Ritchson, temia não conseguir interpretar o estilo particularmente brutal do personagem.
Os romances de Lee Child são best-sellers há mais de 20 anos. Eles são uma mistura única de suspenses tradicionais de mistério e assassinato, mas apresentam um herói de ação dos anos 1980. O Reacher da obra de Child se parece muito com Dolph Lundgren em seu auge, mas a dificuldade de encontrar um ator com a combinação certa de inteligência e força bruta levou os produtores dos filmes de Jack Reacher a renunciar a esse último elemento e a escalar Tom Cruise para o papel.
Embora o primeiro filme tenha sido muito interessante, Cruise não era adequado para o papel principal. A adaptação para a TV da Amazon tirou a sorte grande com Alan Ritchson, que parece ter nascido para interpretar o herói. A primeira temporada de Reacher adaptou o livro Dinheiro Sujo, um ponto de partida lógico, já que também foi o primeiro livro do personagem.
Mas a série aumentou a cota de ação e combate, onde o passado de Reacher como policial militar foi útil em seus confrontos. E os fãs dos romances saberão que o vigilante itinerante é muito pragmático. A única bagagem que carrega é uma escova de dentes e seu passaporte, e ele compra roupas novas em lojas de caridade a cada poucos dias.
Esse senso de economia também se estende em lutas: ele as evita se possível, mas se não pode, quer acabar com elas rapidamente. É por isso que ele gosta de dar cabeçadas, e a primeira temporada de Reacher captou muito bem o estilo de luta do personagem.
A cena mais memorável mostra Reacher enfrentando vários prisioneiros em um banheiro, onde ele bate nas pessoas com os cotovelos, chuta-as com força na virilha e até usa o polegar para arrancar os olhos. Antes da série, Ritchson não era estranho a papéis de ação, tendo participado de séries como Titãs, mas a maneira como Reacher luta era nova para o ator.
Durante uma entrevista ao SlashFilm, Ritchson falou sobre seu treinamento e lembrou que quase teve “um ataque de pânico” porque temia não conseguir dominar o estilo de Reacher.
Eu pensei: ‘Nunca vou conseguir lutar assim’. Tenho lutado e feito acrobacias durante toda a minha carreira e pratiquei muitas artes marciais. Reacher se movimenta de tal forma que os cotovelos e joelhos se tornam uma ferramenta que não estamos acostumados a ver – cotovelos usados como facas.
Ritchson teve que se adaptar a um estilo de coreografia completamente diferente para Reacher, mas é seguro dizer que seu trabalho árduo valeu a pena. A luta na prisão é a melhor da primeira temporada porque Ritchson teve mais tempo para se preparar para ela.
Além de ser uma cena de ação intensa e emocionante, ela também revela muito sobre o caráter de Reacher. Ele não tem interesse em lutar de forma limpa ou ser honrado. Ele está em menor número e sabe que a única maneira de sobreviver é ser o mais brutal e o mais rápido possível.
Na entrevista mencionada acima, Ritchson admite que, à medida que a temporada avançava, ele tinha cada vez menos tempo para se preparar. Chegou a um ponto em que ele treinava na noite anterior em estacionamentos para tentar acertar os movimentos. Se nas últimas lutas faltou sutileza, ele compensou com seu impacto brutal.
Também se trata de encontrar o equilíbrio entre retratar Reacher como uma força da natureza, capaz de demolir a maioria de seus alvos, e dar a seus oponentes uma chance suficiente de lutar para tornar essas lutas interessantes.
A segunda temporada não decepciona nesse aspecto.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!