Existem poucas séries de suspense boas. Há uma razão para isso: os filmes de suspense costumam contar com uma estrutura condensada, um cenário denso em que a tensão é mantida ao longo de 90 a 120 minutos. Séries com 6 a 10 episódios acham essa façanha muito mais difícil. Cruel Summer conseguiu - e é exatamente por isso que é uma das dicas de série dos últimos anos.
Sobre o que é o thriller adolescente?
É o ano de 1993 e Jeanette, de 15 anos (Chiara Aurelia), vive uma juventude absolutamente perfeita. Ela tem um ambiente estável, bons amigos, pais amorosos, é um pouco “nerd” e geralmente feliz consigo mesma. Para quem cresceu nos anos 90 e início dos anos 2000, a série quase te afoga em uma nostalgia alegre com suas imagens coloridas no início.
Então Kate desaparece (Olivia Holt), a radiante rainha do ensino médio que Jeanette admira secretamente. E é exatamente aqui que começa o mistério central de Cruel Summer, que ano após ano é banhado por cores mais escuras. Porque Jeanette ocupa o lugar de Kate . Ela se livra de seu exterior nerd , fica com o namorado de Kate e preenche o buraco que Kate deixou na multidão legal. A questão que paira sobre tudo é: Jeanette teve algo a ver com o desaparecimento de Kate?
O que mais você precisa saber sobre Cruel Summer?
- Todos os 10 episódios (40 a 45 minutos) da série já estão disponíveis no Prime;
- Terminou na segunda temporada
- Cruel Summer não é um original da Amazon, mas foi exibida no aplicativo Freeform primeiro.
O que torna Cruel Summer tão bom?
Mencionei acima que os programas de suspense muitas vezes têm dificuldade em manter o suspense durante uma temporada inteira. Cruel Summer encontrou uma receita contra essa armadilha: ele conta sua história em três níveis de tempo, cada um dos quais avança em direção ao seu próprio final e ao mesmo tempo se complementa. Isso parece confuso? Não é. A série tem um excelente gerenciamento de timeline; sempre sabemos exatamente quando estamos.
A série usa um truque inteligente: enquanto o verão de 1993 mostra o já mencionado mundo ideal em cores vivas, uma sombra já cai sobre as cenas no verão de 1994. 1995 torna-se quase sombrio e distópico. Assim, Cruel Summer pode entrar plenamente em seu jogo selvagem de reviravoltas, revelações e mudanças de perspectiva. Um detalhe despercebido ocorrido no verão de 1993 poderia ter consequências explosivas no verão de 1995.
Cruel Summer é uma mistura de Garota Exemplar, O Talentoso Ripley e 13 Reasons Why
No início, as personagens principais Jeanette e especialmente Kate parecem vítimas indefesas de circunstâncias externas e restrições individuais. Mas rapidamente se torna claro: elas seguem os seus próprios planos, jogam o seu próprio jogo. Jeanette assume o papel de Matt Damon em O Talentoso Ripley e Kate assume temporariamente o papel de Rosamund Pike em Garota Exemplar. Impossível dizer a quem devemos prestar as nossas condolências.
Não só os temas, mas também a pressão narrativa lembram a primeira temporada de 13 Reasons Why, que é moralmente polêmica, mas sem dúvida cativante com seus 13 capítulos em cassete e constantes mudanças de perspectiva. Ambas as séries estão repletas de segredos e gradualmente se revelam.
Os criadores (incluindo você, diretor Kellie Cyrus) se divertiram até o fim, levando-nos constantemente para o gelo escorregadio. As reviravoltas ficam cada vez mais loucas, mas não inacreditáveis. Este ato de equilíbrio faz de Cruel Summer uma das séries de suspense mais emocionantes que você definitivamente não deve perder.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!