Game of Thrones está na boca de todos novamente, afinal o trailer da segunda temporada de House of the Dragon, a série prequela da badalada saga de fantasia, acaba de ser lançado. Quase todo mundo provavelmente conhece o título Game of Thrones, mesmo que não tenha assistido à série da HBO. Mas a obra original de George R.R. Martin, na verdade, tem um nome diferente.
A série de livros, que Martin ainda está escrevendo, chama-se As Crônicas de Gelo e Fogo (A Song of Ice and Fire, no original). Cada volume tem um subtítulo, e na versão original em inglês do primeiro volume, o nome é Game of Thrones (A Guerra dos Tronos, na versão em português).
Mas por que a HBO decidiu batizar a série inteira com o nome do primeiro livro e não usar o título de toda a saga? George R.R. Martin falou sobre isso em uma transmissão ao vivo com a revista Bang.
Em primeiro lugar, Martin deixou claro que não tinha voz sobre o assunto: “Os canais de TV tomam essas decisões. Eles adquirem [...] os direitos cinematográficos e televisivos de meus livros e, por qualquer motivo, quiseram chamá-los de Game of Thrones em vez de A Song of Ice and Fire”. Martin já pensou sobre o motivo pelo qual a HBO tomou essa decisão – e, no fim, está grato pelo fato de terem escolhido nomes diferentes.
Títulos diferentes são uma vantagem
“Acho que eles fizeram algum tipo de pesquisa interna ou algo assim, como sempre fazem, e concordaram com esse nome”, disse o autor. Na verdade, isso convém a Martin, já que a série de livros e a série da HBO são bem diferentes. Isso ocorreu devido ao fato de que os livros ainda não foram concluídos e, portanto, a história foi contada de forma diferente na tela.
Nem tudo o que acontece na série também acontece nos romances anteriores, e vice-versa. Os diferentes títulos deixam claro se alguém está falando dos livros ou da série televisiva. No entanto, Martin também está impressionado com a popularidade do título “Game of Thrones” graças ao megassucesso da série.
“É interessante como essa frase se tornou icônica: Game of Something (Alguma coisa). Eu a vejo em toda parte. Ligo a TV e alguém diz ‘então, este é um jogo de [Game of...]’, e você preenche o espaço em branco. É muito lisonjeiro, mas também divertido. Nada que eu esperasse”, comentou.
O volume 6 ainda precisa ser lançado, e House of the Dragon continua em 2024
Martin está escrevendo atualmente The Winds Of Winter (Os Ventos do Inverno), o sexto volume de As Crônicas de Gelo e Fogo, e recentemente deu a notícia para os fãs de que o romance está longe de ser concluído. Só então ele poderá se dedicar ao final de sua saga: o sétimo volume, A Dream of Spring (Um Sonho de Primavera), que alguns fãs não têm certeza se algum dia será concluído, dado o ritmo de escrita de Martin.
Game of Thrones continuará na tela em 2024, quando a segunda temporada de House of the Dragon começar com Emma D'Arcy e Olivia Cooke como as rivais Rhaenyra Targaryen e Alicent Hightower.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!