Monarch: Legado de Monstros expande o MonsterVerse como a primeira série live-action da franquia, com retorno do Godzilla. O diretor e produtor Matt Shakman é um dos responsáveis pela produção, nome conhecido pelos fãs de Game of Thrones.
Matt Shakman filmou uma das maiores batalhas de Game of Thrones, em "Os Espólios de Guerra" (4º episódio da 7ª temporada), onde um monstro gigantesco traz destruição. Não estou falando de Godzilla, mas sim do dragão Drogon. Agora ele traz para a televisão uma das maiores franquias do cinema atual, o MonsterVerse de Godzilla e King Kong.
Em entrevista ao Moviepilot, Matt Shakman explicou como foi trazer o MonsterVerse para a televisão e também a diferente abordagem da série em relação aos filmes da franquia.
"Existem muitos grandes cineastas envolvidos no MonsterVerse que me inspiram e alguns dos quais sou até amigo. O que Jordan Vogt-Roberts criou com Kong: A Ilha da Caveira foi incrível. O mesmo vale para Godzilla de Gareth Edwards. Na série focamos na perspectiva humana. A maioria dos filmes do MonsterVerse existe neste nível de Godzilla, contando sobre batalhas épicas na estratosfera. Queríamos descobrir como se sentem as pessoas que assistem a essas batalhas do solo. Os filmes MonsterVerse foram um guia importante para a série, mas mudamos o foco", contou da nova abordagem.
Godzilla está de volta em Monarch: Legado de Monstros, mas foco é contar histórias humanas
Matt Shakman ainda falou sobre o formato de série no MonsterVerse. "As séries são um lugar cheio de maravilhas – vimos isso com Game of Thrones. Muitas séries agora parecem aventuras na tela grande. No entanto, eles diferem dos filmes em muitos aspectos, como no tempo de execução. Podemos contar uma história durante um período de tempo muito mais longo. Semana após semana você pode retornar aos personagens que ama".
"É por isso que contamos Monarch da perspectiva do povo. Claro, sabíamos desde o início que Godzilla e outros monstros iriam aparecer. Mas os monstros só se tornam emocionantes quando cruzam o caminho das pessoas. É por isso que as pessoas sintonizam. Não tentamos superar os filmes. Em vez disso, eles queriam unir MonsterVerse com o que as séries fazem de melhor: Contar histórias humanas", ressaltou.
Os fãs podem esperar por monstros na produção, mas esse não é o foco. "Mostramos exatamente quantos monstros são necessários para a história. No episódio piloto, monstros aparecem em momentos que mudarão a vida de muita gente. É exatamente disso que trata a série: Trauma intergeracional. Os monstros são importantes – enormes! – parte da história, mas em comparação direta com a história das pessoas são apenas secundários".
Monarch: Legado de Monstros está sendo exibida no AppleTV+.