Uma das séries de comédia mais amadas da televisão, The Big Bang Theory parece ter "inspirado" outras produções por aí ao longo de sua trajetória, mas uma delas foi longe demais: uma produção bielorrussa lançou uma história sobre quatro cientistas chamados Sheldon, Leo, Hovard e Raj. É isso mesmo que você leu.
O caso aconteceu em 2010, coincidindo com a transmissão da terceira temporada, quando o showrunner Chuck Lorre, indignado, decidiu compartilhá-la com os fãs do programa por meio de seus habituais “vanity cards”, imagens com pequenas anotações que ele endereçava aos espectadores no final de cada episódio.
Ao longo da série, o produtor usou os cartões para diversos propósitos, desde compartilhar sua opinião sobre um tópico importante até explicar questões científicas e assim por diante. Assim, quando soube de uma série idêntica a The Big Bang Theory, também falou sobre:
“A Bielorrússia tem um setor de produção de TV movimentado. Um de seus sucessos mais recentes é uma sitcom sobre quatro cientistas nerds que vivem ao lado de uma bela garçonete loira. Os personagens se chamam Sheldon, Leo, Hovard, Raj e Natasha, e a série se chama The Theorists.
Cada episódio começa com uma rápida montagem de imagens que nos leva desde o início dos tempos até o momento atual. A montagem é composta pelo que provavelmente é a pior música pop registrada desde o início dos tempos. E, finalmente, cada episódio parece ser uma tradução russa de um episódio de The Big Bang Theory.”
“Não quero participar de uma série roubada”
A solução para o problema, no entanto, não era tão simples como entrar com uma ação judicial. Como a Entertainment Weekly informou na época, a série também não era licenciada e, de acordo com Lorre, era “quase impossível processar por violação de direitos autorais na Bielorrússia” porque a produtora de TV responsável por The Theorists era “de propriedade e operada pelo governo” do país.
Felizmente, não foi necessário nenhum tipo de ação legal para que o tiro saísse pela culatra: assim que o escândalo se tornou conhecido, o elenco alegou que não tinha conhecimento da situação legal do programa e renunciou a seus papéis, causando o cancelamento imediato da série. “Não quero participar de uma série roubada”, declarou um deles.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!