Dónal Finn interpretou Mat Cauthon em A Roda do Tempo no Amazon Prime Video por 7 episódios. Como um dos melhores amigos do “Dragão Renascido”, ele influencia os eventos da segunda temporada. O ator irlandês assumiu o papel de Barney Harris após a primeira temporada, depois que ele deixou a série de fantasia.
Mudar de ator nem sempre é fácil, como o sucessor de Henry Cavill em The Witcher, Liam Hemsworth, pode atestar. Ainda mais porque, como Dónal Finn, a pessoa foi apenas a segunda opção. Mas, enquanto isso, os fãs de A Roda do Tempo celebram o recém-chegado como o único Mat verdadeiro.
Dónal Finn substituiu Barney Harris: por que A Roda do Tempo, da Amazon, substituiu Mat Cauthon na 2ª temporada.
A equipe da A Roda do Tempo em torno de Rafe Judkins manteve silêncio sobre os motivos da saída de Barney Harris após o primeiro anúncio da substituição. Não houve explicação oficial para sua saída após 6 episódios da série da Amazon.
Extraoficialmente, de acordo com o site Screen Rant, diz-se que a mudança se deve à saúde mental de Barney Harris, que era mais importante para ele manter do que ficar com seu grande papel na série. A única coisa que é certa é que um ator substituto teve que ser encontrado rapidamente. E foi aí que Dónal Finn entrou em cena.
De acordo com o jornal Irish Times, Dónal Finn já havia feito um teste para A Roda do Tempo antes da primeira temporada, mas perdeu o papel de Mat para seu antecessor, Barney Harris, durante a seleção de elenco. Em sua busca por um substituto, os criadores da série se lembraram do ator irlandês. Dónal Finn disse à RTE:
Sou grato por minha jornada e por poder assumir o papel [de Mat]. Foi um turbilhão e eu nem sabia qual era o papel, por motivos de sigilo, quando estava fazendo o casting. Depois recebi o telefonema para participar da série e tudo aconteceu muito rapidamente, o que agradeço, pois não tive tempo para suar.
Na época em que foi escolhido para participar de A Roda do Tempo, Dónal Finn estava filmando a série Rogue Heroes e relembra:
Eu pulei. Na época, eu estava no Marrocos filmando outro projeto. Depois vim direto para Praga para fazer a leitura [para o papel de Mat]. Depois, houve um ensaio geral, cortaram meu cabelo e, antes que eu soubesse o que tinha acontecido, já estava no set.
Extremamente popular entre os fãs dos livros de Robert Jordan, o papel de Mat Cauthon, um mulherengo, jogador e companheiro tentado por uma adaga sinistra, é descrito por Dónal Finn como “instantaneamente simpático, um garoto de fazenda, [...] mas também alguém que gosta de causar problemas e agarrar a vida pelo colarinho para aproveitá-la e ordenhá-la”. Essa última descrição também se parece um pouco com sua própria história turbulenta de como ele conseguiu o papel de fantasia.
Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!