Entre todas as grandes sitcoms da história, Friends tem lugar de honra. Mesmo 20 anos depois de seu último episódio ir ao ar, ainda falamos sobre ela - e sobre seu final. Porque depois de dez temporadas acompanhando Ross (David Schwimmer), Rachel (Jennifer Aniston), Monica (Courteney Cox), Chandler (Matthew Perry), Joey (Matt LeBlanc) Phoebe (Lisa Kudrow), eles já são como nossos próprios amigos, e todos queríamos vê-los com um final feliz.
Até hoje, o final de Friends continua trazendo discussões porque é impossível deixar todo mundo feliz. Mas, gostemos ou não, o desfecho da série não é algo que foi escrito ao acaso e seus roteiristas e criadores pensaram muito nisso.
Final de Joey mudou por spin-off cancelado
Quase todos os integrantes do grupo principal acabam em finais felizes e com tudo amarrado. Bom, exceto Joey, que fica um pouco pendurado ali, morando sozinho no mesmo apartamento de sempre. A explicação é que Friends foi uma galinha dos ovos de ouro, e o fim da série principal era o momento perfeito para fazer um spin-off.
Assim nasceu Joey, com o personagem de Matt LeBlanc indo morar com sua irmã e tendo sua série solo. Mas a série não deu muito certo, e acabou sendo cancelada, acabando com o que teria sido o grande final do personagem: embora não tenha conseguido nenhuma parceira específica, Joey Tribbiani iria realizar seu grande sonho no final de Friends e se tornaria uma grande estrela de cinema.
Segundo os criadores, Joey teria sido um ator famoso e o final o deixaria a caminho de Hollywood para continuar expandindo sua carreira, mas isso não combinava muito bem com os planos para seu spin-off. E acabamos com um desfecho agridoce para ele.
O retorno de David
Embora apareça muito pouco na série, David (Hank Azaria) é lembrado como um dos melhores namorados de Phoebe (Lisa Kudrow) devido à química avassaladora que os dois personagens tinham. Com o passar do tempo e com o passar das temporadas, Phoebe encontrou o amor com Mike (Paul Rudd), mas houve um momento em que ela quase acabou voltando para David, quando ele voltou para Nova York.
Então, embora no final Phoebe tenha acabado se casando com Mike em uma linda cerimônia, ela também poderia ter encerrado sua história na série com David, e isso quase aconteceu.
"Ambos são atores incríveis. Quero dizer, tanto Paul [Rudd] quanto Hank [Azaria] são fantásticos, e são fantásticos com ela. Pensamos muito sobre isso. Nem me lembro de todas as peças que nos levaram até onde chegamos. Mas sim, poderia ter acontecido de uma forma ou de outra, e Phoebe teria sido feliz com qualquer uma delas", disse David Crane, o co-criador da série.
Monica e Chandler terminariam separados
As temporadas de Friends foram renovadas uma a uma, então não havia um plano de longo prazo para determinadas tramas e personagens. Então, às vezes, os roteiristas tentavam mover as peças em uma direção para ver como o público reagiria, e um desses experimentos foi o relacionamento de Monica e Chandler.
A química entre Courtney Cox e Matthew Perry foi avassaladora e os telespectadores tiveram uma reação incrivelmente positiva, então Friends apostava mais no novo casal. Foi uma experiência que saiu do controle (pro bem), embora inicialmente possa ter durado apenas alguns capítulos.
Então, em vez de acabarem casados e com dois filhos, Monica e Chandler teriam finais diferentes. Não se sabe ao certo o que teria acontecido com Chandler, mas Monica certamente teria ficado com Richard, pois seu retorno à série é algo que sempre foi planejado na sala dos roteiristas.
Ross e Rachel juntos em Paris
E por falar em relacionamento, o de Ross e Rachel é certamente o que mais causou problemas ao longo da série e que mais deu dores de cabeça (aos roteiristas, aos fãs e a eles próprios). A relação entre os personagens de Jennifer Anniston e David Schwimmer foi um dos principais impulsionadores de Friends, e embora a série tenha terminado com Rachel saindo do avião para ficar em Nova York com Ross… Quase não foi assim.
E embora Rachel tenha desistido da oportunidade de sua vida, um final alternativo foi proposto em que Rachel se mudou para Paris... com Ross! Em vez de ter que escolher entre seus sonhos e o amor, Rachel tinha tudo.
Em um roteiro alternativo, Ross mudaria-se para Paris com Rachel e Emma, tirando um ano de folga do trabalho. E embora os três estivessem morando juntos enquanto Rachel se concentrava em seu novo emprego, a universidade acabou a recusando e ela teve que voltar para Nova York.
Então no final Rachel teria voltado a morar com ele, mas no cenário em que o relacionamento deles estava um pouco mais estabelecido, não parecia que ela estava sacrificando tudo por uma explosão de última hora.
Quer ficar sempre por dentro das novidades dos filmes e séries e receber oportunidades exclusivas que só o AdoroCinema pode te proporcionar? Participe do nosso Canal de Transmissão no WhatsApp e torne-se um Adorer de Carteirinha!