Star Wars produziu muitos vilões icônicos ao longo de suas quatro décadas de história, principalmente Darth Vader e o Imperador. Um dos melhores vilões nunca havia sido visto em um projeto live-action até recentemente. Isso mudou com o 6º episódio de Ahsoka: Bem-vindo, Grande Almirante Thrawn!
Thrawn, cujo nome completo é Mitth'raw'nuruodo, dá um contraste emocionante com os vilões habituais de Star Wars. Ele é um estrategista implacável, que nunca pegaria impulsivamente num sabre de luz. Em vez disso, ele usa sua mente afiada para capturar e vencer seus inimigos.
31 anos antes de Ahsoka, Thrawn liderou trilogia apagada do cânone
Thrawn é um membro da espécie Chiss. Pele azul e olhos vermelhos: parece até que ele vem do universo Avatar. Thrawn já está em uma galáxia muito, muito distante há algum tempo. No entanto, até agora só existia em formato animado. A obra principal: a trilogia Thrawn.
A trilogia Thrawn é um nome familiar entre os fãs de Star Wars. Muitos que acompanham a franquia apenas pelos filmes e séries talvez nunca tenham ouvido falar dela. A Trilogia Thrawn é uma série de livros publicados pelo autor americano Timothy Zahn entre 1991 e 1993.
Os livros da triologia são: Heir to the Empire, Dark Force Rising e The Last Command.
O enredo da trilogia Thrawn se passa após os acontecimentos de O Retorno de Jedi e se concentra nos personagens principais da trilogia original: Luke, Leia e Han. Thrawn aparece na história como o grande vilão que dá continuidade ao legado do Império, mesmo que o Imperador e Vader já tenham partido há muito tempo.
Oficialmente, a trilogia Thrawn não faz mais parte do cânone de Star Wars. Depois que a Disney comprou a Lucasfilm, todo o Universo Expandido (ou seja, todas as histórias de Star Wars fora dos filmes e The Clone Wars) foi excluído do cânone em 2014. Agora eles existem separadamente sob a bandeira Star Wars Legends.
A ironia é amarga: antes de George Lucas trazer de volta a saga das estrelas com as edições especiais e prequelas, a trilogia Thrawn não apenas garantiu que Star Wars tivesse pulso. Os livros expandiram a mitologia da franquia e introduziram novos personagens icônicos – e então foram extintos.
Duas trilogias novas de Thrawn foram criadas no cânone oficial de Star Wars
Somente nos últimos anos a Lucasfilm trouxe o vilão gradualmente de volta ao cânone oficial. Zahn escreveu duas novas trilogias de Thrawn, que estão de acordo com o cânone.
A primeira aparição no novo cânone de Star Wars ocorreu no início da terceira temporada de Star Wars Rebels. Thrawn esteve então presente como antagonista na série animada até o final. A série Ahsoka na Disney + agora segue este final. Thrawn é interpretado pelo ator dinamarquês Lars Mikkelsen , que deu vida ao personagem com sua voz em Star Wars Rebels.