O Prime Video tem a honra de ter duas das maiores séries de fantasia recentes. Por um lado, O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, a primeira série ambientada no universo criado por J.R.R. Tolkien foi lançada há um ano; e, por outro, A Roda do Tempo, a ambiciosa adaptação da saga literária de Robert Jordan. Dois atuais sucessos do streaming que têm em comum o fato de serem baseados em duas das maiores e mais queridas obras de fantasia da história.
"Não acho que vai funcionar": Criador de A Roda do Tempo admite ter entrado em conflito com o autor dos livros sobre os rumos da sérieEmbora ainda tenhamos que esperar pelo retorno de Os Anéis de Poder, a 2ª temporada de A Roda do Tempo já é realidade no Prime Video. A ficção, desenvolvida pelo showrunner Rafe Judkins para a plataforma de streaming, já foi alvo de elogios em sua primeira edição, dedicada de corpo e alma a apresentar a extensa história sobre o Dragão Renascido, as Aes Sedai e o Poder Único para novos públicos. Embora o primeiro episódio da recente temporada tenha enfrentado alguma insatisfação com as mudanças da série em relação aos livros, as boas avaliações dos telespectadores nos primeiros episódios parecem mostrar que, nesta nova etapa, a série traz consigo os seguidores que estavam satisfeitos o suficiente para ficar.
Como A Roda do Tempo e Os Anéis de Poder são uma realidade, as comparações têm sido inevitáveis. Qual dos dois grandes projetos do Amazon Studios funcionou melhor? A resposta é complexa, pois diferentes leituras podem ser feitas, mas, em última análise, o resumo é que, quando um material tão querido é adaptado, fica difícil atender às expectativas de todos. Outra questão é o investimento feito em relação à recepção pelo público.
O diretor da série Thomas Napper e a diretora e produtora executiva Sanaa Hamri falaram justamente sobre as comparações entre as duas séries e a beleza do gênero fantasia estar a todo vapor em entrevista ao Screen Rant, durante visita às filmagens organizada antes dos atores e os roteiristas estarem em greve [a paralisação dos roteiristas chegou ao fim no último dia 27]. E a mensagem é a seguinte: não só são confrontos passados, mas a boa notícia é que a fantasia está passando por um período muito bom.
“Acho que é um momento muito emocionante para estar no gênero”, disse Napper. “Ver o trabalho que outras empresas estão produzindo só aumenta a emoção de trabalhar nesta série. Significa que o padrão está alto e a expectativa do público é alta.” Ao que Hamri acrescentou: “Você só pode ser autêntico com seu bebê e fazer o melhor produto possível e depois oferecê-lo ao mundo”.
Não é uma questão de comparações. Acho que por causa do reino da fantasia, as pessoas sempre mencionam esses outros programas, mas a verdade é que existem muitos dramas, muitos programas policiais, comédias, muitos tipos diferentes de produções que você pode assistir e todas elas são diferentes.
"E esse é o ponto. Acho que estamos em um momento no mundo em que queremos escapar do que está acontecendo agora, da nossa realidade, e acho que esse tipo de série e A Roda do Tempo é um lugar onde você pode deixar seus problemas de lado e apenas assistir e entrar no mundo de Robert Jordan."