Lançada em 1972, a famosa série mexicana Chaves chegou à televisão brasileira na década de 80, efoi exibida por nada menos do que quatro décadas. Com sete temporadas no ar e tantos anos de exibição, o que não faltou para o público e fãs foi conteúdo para criar teorias e até mesmo se atualizar sobre as antigas fofocas que aconteceram durante as gravações do set.
Sem o apoio das grandes tecnologias a que estamos acostumados a ver nas grandes produções atuais, a equipe de Chaves só precisou de algumas piadas e de uma grande criatividade para disfarçar algumas situações atípicas. Uma delas, foi quando a atriz María Antonieta de las Nieves, que interpretou a famosa personagem Chiquinha, estava grávida nos primeiros anos da gravação de Chaves.
SEM CGI E DUBLÊ, APENAS CRIATIVIDADE
A atriz passou toda a gestação gravando episódios para as primeiras temporadas. No entanto, ao final da gravidez, ela teve que disfarçar seu barrigão para continuar interpretando Chiquinha, que na série é uma das crianças da Vila.
O último episódio gravado por María Antonieta antes de se ausentar para o nascimento de seu filho, Gabriel Fernández, foi o episódio Caçando Insetos, exibido no dia 24 de setembro de 1973. Com a barriga em evidência, os figurinos de Chiquinha estavam um pouco mais largos, com tecidos mais leves e cores mais claras, disfarçando a situação.
Mas para evitar mais estranheza, o episódio em si traz a personagem de Dona Clotilde preparando um bolo para Seu Madruga, e prometendo levá-lo para sua casa ainda naquele dia.
Ao final do episódio, Seu Madruga convida Chaves e Chiquinha para comer o bolo, e Chiquinha se empolga com o lanche da tarde, trazendo a insinuação de que ela comeu até se sentir satisfeita, dando ênfase à sua barriguinha mais saliente do que normalmente.
Para disfarçar a ausência da atriz, que se afastou por conta da maternidade, a personagem de Chiquinha passa alguns episódios visitando suas tias, justificando assim sua ausência na trama principal.