É impossível falarmos de Chaves sem lembrar, imediatamente, dos moradores icônicos da Vila - que já foram alvo de várias teorias bem diferentonas. E você provavelmente não percebeu, mas, em certo ponto, dois personagens muito importantes simplesmente sumiram do programa: Quico (Carlos Villagrán) e Seu Madruga (Ramón Valdés).
Acontece que os atores deixaram de fazer parte do elenco, respectivamente, nas temporadas de 1978 e 1979, após algumas desavenças nos bastidores - envolvendo até mesmo disputas judiciais.
Como era de se esperar, a ausência de personagens tão essenciais fez com que a trama precisasse de algumas mudanças. O arco de Dona Florinda (Florinda Meza), por exemplo, seria prejudicado sem o filho e o “arqui-inimigo” para movimentarem sua história.
Chaves: Revelação sobre Professor Girafales e Dona Florinda vai destruir sua crença no amor verdadeiroPara não ser jogada para escanteio, a solução foi que a dona de casa ganhasse um restaurante - no qual Chaves (Roberto Gómez Bolaños) até chegou a trabalhar como garçom por um tempo - que rendeu episódios inesquecíveis, como aquele em que o carteiro Jaiminho (Raúl Padilla) encontra uma mosca em sua sopa.
O que aconteceu com o elenco de Chaves?
Infelizmente hoje, meio século após a estreia do primeiro episódio da série, algumas estrelas já não estão mais entre nós: Bolaños morreu em 2014, em decorrência de diversos problemas de saúde. Valdés, Angelines Fernández (Dona Clotilde) e Rubén Aguirre (Professor Girafales) também já faleceram.
Villagrán segue fazendo apresentações com seu personagem e em 2017 estrelou a comédia nacional Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola; Florinda trabalha como youtuber; Maria Antonieta de las Nieves (Chiquinha) também realizou apresentações até 2019; e Édgar Vivar (Nhonho/Seu Barriga) segue atuando até hoje, tanto em filmes e novelas quanto no teatro.