A 19ª temporada de NCIS - Investigação Naval marcou a história da série da CBS: enfrentaria a saída definitiva de Mark Harmon, líder do elenco da série na pele de Leroy Jethro Gibbs, desde que a primeira vez que o público teve contato com a série, como parte de um episódio de JAG, que serviu como piloto.
Durante quase 20 anos, o veterano intérprete funcionou como eixo central da série, mas chegou um momento em que o ator considerou que estava na hora de sair de cena e permanecer apenas na posição de produtor executivo.
A saída oficial de Mark Harmon ocorreu na 19ª temporada de NCIS, da qual fez parte de apenas quatro episódios, mas não é segredo que o ator queria sair antes.
Conforme publicado pelo TVLine , o intérprete estava pronto para se despedir de Gibbs já na 18ª temporada, o que já estava avisado tanto para a equipe quanto para a emissora. Porém, ao descobrir que a CBS estava pensando seriamente em não renovar a série, ele considerou continuar mais um pouco.
Aparentemente, Harmon não queria que o restante das pessoas envolvidas com NCIS, tanto as equipes técnicas quanto artísticas, perdessem seus empregos por causa de sua decisão. Assim, negociou seu retorno à série na 19ª temporada, mas apenas por um número limitado de episódios.
Quatro capítulos que salvaram o NCIS do cancelamento e garantiriam dezenas de empregos, e que permitiu que tudo fosse reconfigurado sem sua estrela principal. Como disse a presidente da CBS, Kelly Kahl, à TVLine em maio de 2022, a 19ª temporada foi um ano de "transição" para o programa, e que remover Harmon dos créditos de abertura era "algo que poderíamos considerar no futuro".
Depois de uma 19ª temporada praticamente sem Gibbs, NCIS conseguiu permanecer na CBS e foi renovada para uma 20ª temporada sem seu protagonista nos créditos. Após sua transmissão, a emissora renovou a ficção para uma 21ª temporada, pela qual ainda teremos que esperar muito tempo.
"Todo mundo sabe que a porta está aberta se ele quiser aparecer em um ou vários episódios", disse Kahl, sobre o possível retorno de Harmon. Quanto ao que fez Harmon tomar sua decisão, ele nunca foi muito claro, mas parece que simplesmente sentiu que era a hora: "O que sempre me atraiu aqui é o personagem que interpreto e o mantenho novo e desafiador. E quanto à historia, seguiu o caminho que deveria. Achei que era honesto e certo."