Dragon Ball, Os Cavaleiros do Zodíaco, Sailor Moon e Pokémon estão entre as produções mais icônicas da televisão japonesa. Embora isso não aconteça com frequência, seja pela inclusão de um personagem ou de um elemento característico, algumas dessas séries fizeram referências às outras como forma de homenagem. Entretanto, nem todas as referências são uma forma de homenagem, mas também são usadas para zombar.
Esse foi o caso de Yu-Gi-Oh! e Pokémon. Embora as duas séries tenham semelhanças, como monstros lutando entre si com habilidades poderosas ou jovens protagonistas, um com um jogo de cartas e o outro capturando criaturas selvagens, as duas têm enredos completamente diferentes. A maioria dos Pokémon é baseada em animais ou plantas, enquanto os monstros de Yu-Gi-Oh! variam de humanoides, como o Mago Negro, a deuses, como Slifer, o Dragão Celeste.
No entanto, tudo isso não foi obstáculo para que o anime parodiasse um de seus episódios e mostrasse uma versão cômica de um dos Pokémon mais famosos de toda a franquia. Na temporada Encapsulated Monsters de Yu-Gi-Oh!, Yugi e seus amigos são transportados para um mundo de jogos mágicos onde podem fazer amizade e capturar criaturas, algo suspeitamente semelhante aos monstros de bolso de Pokémon.
Tristan consegue capturar um monstro grotesco chamado Thunder Kid, uma criatura de listras amarelas que pode usar ataques elétricos. Trata-se, sem dúvida, de uma paródia do icônico Pikachu de Ash Ketchum, que geralmente é retratado como um rato fofinho. De acordo com o cartão do monstro, ele pode acumular energia elétrica em seu corpo e liberar um poder catastrófico, assim como o Pikachu faz quando ataca a Equipe Rocket no final de cada episódio. Ao contrário do rato amarelo, Thunder Kid não é tão poderoso assim e parece ter sido adicionado apenas para zoar o Pokémon mais amado de todos.
Ash foi forçado a escolher Pikachu em Pokémon? Esta teoria explica porque Professor Carvalho tomou atitude "estranha"Enquanto alguns fãs ficaram chateados ao ver essa paródia, outros acharam que o monstro de Yu-Gi-Oh! é um exemplo do que há de errado com o Pokémon. Criaturas como o Pikachu e suas evoluções, que são literalmente ratos, não deveriam ser tão bonitinhas, uma das reclamações mais frequentes dos haters de Pokémon. Para eles, o monstro Thunder Kid de Yu-Gi-Oh! foi uma boa estratégia para apontar algumas das inconsistências da franquia Pokémon.