Criminal Minds é uma das séries mais antigas da televisão: a ficção começou sua jornada em 2005 e terminou em 2020, embora posteriormente tenha retornado, em 2022. A série da rede americana CBS acompanha os membros da equipe da Unidade de Análise Comportamental do FBI, investigadores encarregados de realizar análises psicológicas para ajudar na captura de criminosos.
Após tantas temporadas, os atores de Criminal Minds são rostos tremendamente familiares para os fãs. É por isso que a demissão de um dos seus protagonistas após 12 temporadas não deixou ninguém indiferente. Embora a longa vida de Criminal Minds tenha levado alguns de seus atores a abandonarem a ficção por conta própria, o caso de Thomas Gibson foi muito diferente.
O ator, que deu vida a Aaron Hotchner na série, deu o toque final na história de seu personagem no início da 12ª temporada: ele acaba no Programa de Proteção a Testemunhas depois que um serial killer perseguiu seu filho. Aaron decide largar o emprego para cuidar dele.
Isso dentro da narrativa da ficção, pois nos bastidores ele foi demitido por chutar um roteirista e produtor. E não foi a primeira briga dele. Em 2016, Gibson foi suspenso do Criminal Minds por uma briga com Virgil Williams. O ator divulgou posteriormente um comunicado no qual lamenta o ocorrido e afirma que tudo se deve a divergências criativas.
Gibson contou sua versão dos acontecimentos na Variety. Segundo o ator, ele falou a Williams que uma frase do roteiro não estava boa, e o roteirista não aceitou bem as críticas. "Ele entrou na sala e veio em minha direção. Quando passou por mim, meu pé subiu e bateu em sua perna. Se eu não tivesse me movido, ele teria colidido comigo. Dissemos algumas palavras pelas quais pedi desculpas no dia seguinte e isso foi tudo. Acabou. Filmamos a cena, eu fui para casa e nunca mais voltei."
Depois que a altercação se tornou conhecida, outros incidentes do ator ao longo dos anos durante as filmagens da série vieram à tona. Anteriormente, ele havia agredido um produtor e teve que frequentar aulas de controle da raiva. Então, sua briga com Williams foi a gota d’água e a CBS decidiu demiti-lo para sempre. “Gostaria de agradecer a cada um de vocês pela amizade e apoio. Adoro Criminal Minds e estou chateado com o que aconteceu”, escreveu Gibson em um tweet após a decisão da emissora.
Após sua demissão de Criminal Minds em 2016, Gibson trabalhou em alguns projetos menores. Em 2017 dublou um personagem do filme Axis e em 2019 participou de Shadow Wolves.