Minha conta
    Sabia que Um Maluco no Pedaço QUASE teve spin-off? Estrela da Marvel chegou até a gravar o primeiro episódio
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    Will Smith não deu um tapa nele pela má ideia.

    Don Cheadle tinha 26 anos quando estrelou Um Maluco no Pedaço. Naquela época, sua carreira estava sendo construída como personagem recorrente em séries como Fame, Hill Street Blues e L.A. Law. Ainda havia um longo caminho a percorrer para o reconhecimento internacional, tanto da crítica (Hotel Ruanda, Crash - No Limite, Boogie Nights - Prazer Sem Limites) quanto do público (não esqueçamos que é a Máquina de Combate no MCU). No entanto, o processo poderia ter sido acelerado, se tivesse tido um pouco mais de sorte.

    Um Maluco no Pedaço
    Um Maluco no Pedaço
    Data de lançamento 1990-09-10 | min
    Séries : Um Maluco no Pedaço
    Com Will Smith, Alfonso Ribeiro, James Avery
    Usuários
    4,6
    Assista agora no Prime Video

    Em 1990, os Estados Unidos acreditavam que não era um país racista - como poderia ser, se as comédias de maior sucesso eram lideradas por afro-americanos? The Bill Cosby Show foi a série número 1 (por mais que ninguém suspeitasse do que aconteceria trinta anos depois) e até viu seu próprio spin-off, A Different World, ganhar vida. Além disso, Family Matters acabava de ser lançado e transformou Steve Urkel em um ícone pop da noite para o dia. Um Maluco no Pedaço era um risco, mas um risco controlado.

    Will Smith era um rapper que acabara de ganhar um Grammy, mas nunca havia tentado ser ator. Realizar uma série que ficcionalizava sua vida era perigoso para a NBC e é por isso que eles decidiram preencher sua primeira temporada com estrelas convidadas que pudessem emocionar não apenas o público afro-americano, mas todo o grupo demográfico. Quincy Jones, Naomi Campbell e Queen Latifah só apareceram por lá na primeira temporada. No seu momento de maior sucesso, eles apareceriam na casa de Oprah Winfrey, Tom Jones, Hugh Hefner e do próprio Donald Trump.

    NBC Productions

    Um Maluco no Pedaço QUASE teve spin-off

    Mas antes, no episódio 5, quando a série ainda não estava clara para onde queria ir e os espectadores estavam sempre em torno de 20 milhões, Don Cheadle fez sua aparição como estrela. O episódio “Companion, Sweet Companion” contou a chegada de Ice Tray, um velho amigo de Will na Filadélfia que certa vez o ajudou em um momento difícil e acaba namorando Hillary (Karyn Parsons), para desespero de tia Vivian (Janet Hubert). O episódio aumentou a audiência em dois milhões e eles foram muito claros: era hora de fazer um spin-off.

    Um Maluco no Pedaço: 5 atores que já partiram e deixaram saudades como o Tio Phil

    Naquela época, se a série fosse um sucesso, é provável que tivesse um ou mais spin-offs. Por exemplo, Tudo em Família teve seis séries derivadas, das quais uma delas, The Jeffersons, teve seu próprio spin-off. Brincar e mexer era a coisa mais normal, o dinheiro e os espectadores fluíam e Don Cheadle pôde provar a doçura do sucesso estrelando In the House, onde mais uma vez interpretou Ice Tray.

    NBC Productions

    Em 2019, ele contou à Uproxx como viveu essa experiência: “Eles queriam fazer isso no meio das nossas filmagens, porque é filmado na frente de um público ao vivo, filmar na quinta-feira. E naquela quinta-feira os produtores disseram: “Queremos que você faça um spin-off do seu personagem”. Filmamos um piloto. Não houve mais". E antes que você se pergunte: foi ao ar em 1º de julho de 1991.

    E não se pode dizer que Cheadle não deu tudo de si. Ele até canta a música de abertura durante uma sequência que precedeu uma série que, embora não parecesse tão diferente do resto das comédias da época, parecia muito barulhenta e pouco detalhada. Neste episódio, Ice Tray voltou da faculdade com dezenas de entrevistas de emprego, mas decidiu ignorá-las para abrir sua própria empresa, algo que, claro, irritou seu pai, que gastou US$ 31 mil para mandá-lo para a faculdade. No final, bom, você já sabe como essas coisas terminam: um abraço, uma última piada e um adeus. Ainda é surpreendente que o vídeo tenha apenas 5.000 visualizações quando é realmente um achado tremendo.

    Menino de ouro?

    Cheadle perdeu o trem de Um Maluco no Pedaço, mas havia outro spin-off esperando por ele logo na porta: The Golden Girls, The Golden Palace foi uma daquelas coisas impossíveis que só poderiam existir nos anos 90, em que três das protagonistas da série mãe (exceto Bea Arthur) tiveram que administrar um hotel em Miami. Durante 24 episódios, Don Cheadle interpretou Roland Wilson, o gerente do hotel e o “cara sério” que toda comédia de vaudeville precisa.

    A ideia de um spin-off baseado na administração de um hotel foi retomada alguns anos depois, quando os produtores de Power Rangers quiseram colocar Bulk e Skull para dirigir um. Mas isso é uma outra história. No final, Um Maluco no Pedaço terminou após 6 temporadas e 148 episódios sem spin-offs à vista e quando dava sinais de exaustão: a audiência estava prestes a cair para menos de dez milhões.

    Isso não impediu que a memória fizesse da série um mito que teve o seu próprio encontro e o seu remake sério, Bel-Air. Foi até reavaliado como o trabalho central e importante que realmente sempre foi, falando de assuntos sérios e tornando-se uma série vital que expôs os problemas do racismo na sociedade americana. Com ou sem spin-off de Don Cheadle.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top