Em Lexington, Kentucky, na década de 1950, a jovem Beth Harmon, de oito anos, é levada para um orfanato depois de perder a mãe em um acidente de carro. Lá, ela descobre um talento surpreendente para o xadrez com o zelador do local que lhe ensina o jogo, ao mesmo tempo em que desenvolve um vício com os tranquilizantes fornecidos pelo estado como sedativos para crianças.
Aos 13 anos, Beth é adotada. A prodígio do xadrez então cresce se esforçando para alcançar o auge do esporte, tendo como missão se tornar uma jogadora de elite. Mas, agora aos 22 anos, ela precisa enfrentar seu vício para conseguir se tornar a maior jogadora do mundo.
Tudo em O Gambito da Rainha é notável: do roteiro até a direção, a fotografia, os figurinos, os cenários e a atuação... e, acima de tudo, a atriz! Estamos falando, é claro, da brilhante Anya Taylor-Joy, que ganhou um Globo de Ouro por sua atuação, dando vida a uma heroína feminista e que, assim como a série, se estabeleceu como uma revelação de 2020.
O título da série (The Queen’s Gambit, no original) refere-se a uma abertura no jogo chamada gambito da dama, uma posição que lembra a de Beth, que precisa deixar sua marca em uma sociedade e competição amplamente dominadas por homens.
A minissérie, adaptada de um romance de Walter Tevis por Scott Frank e Allan Scott, é uma extraordinária história de amadurecimento ambientada no pano de fundo da Guerra Fria. Ela ganhou nada menos do que 11 Emmys, incluindo Melhor Minissérie e Melhor Direção de Minissérie, além de dois Globos de Ouro, incluindo Melhor Minissérie.
A série impressionou o público com seu realismo e inteligência, e como o trabalho feminista elegante e comprometido que é, inspirando muitas pessoas a se dedicarem ao xadrez.
De fato, em novembro de 2020, o jornal estadunidense The Washington Post informou que, embora a pandemia da Covid-19 já tivesse aumentado o interesse do público pelo xadrez, a popularidade do programa o fez explodir.
O site Chess.com registrou vários milhões de novos usuários, com uma taxa mais alta de registros de jogadoras do que antes. A série da Netflix também pode se orgulhar de ter impulsionado consideravelmente as vendas de jogos de xadrez.
O Gambito da Rainha foi um verdadeiro fenômeno e estabeleceu o recorde de minissérie com roteiro mais assistida na Netflix em dezembro de 2020, com 62 milhões de contas assistindo ao programa em seus primeiros 28 dias.
Portanto, se você não é um desses usuários e perdeu esse destaque do streaming, só podemos recomendar que você assista – e comece a jogar xadrez logo em seguida!