Diante dos impasses das negociações entre os estúdios da AMTP e os sindicatos dos atores e roteiristas, as plataformas de streaming estão colocando a suspensão de suas produções na conta da greve. A vítima mais recente da onda de cancelamentos é The Idol, produzida por Sam Levinson e Abel “The Weeknd” Tesfaye. No entanto, ao invés de revolta, como acontece na maioria das vezes, a notícia de que a série mais polêmica da HBO não ganhará uma 2ª temporada provocou comemorações.
Enquanto a primeira - e única - temporada estava sendo transmitida, o futuro de The Idol já era considerado incerto. Isso porque os próprios integrantes da produção não tinham um consenso sobre a possibilidade de uma continuação para a história. Enquanto Moses Sumney, que interpreta o personagem Izaak, contou à Variety que assinou o contrato achando que se tratava de uma minissérie, as atrizes Lily Rose-Depp e Da’Vine Joy Randolph revelaram suas intenções de retornar à produção para uma nova leva de episódios.
Além disso, as especulações para um possível cancelamento começaram a ser levantadas quando o final da série foi antecipado devido a uma mudança de rumo criativo de Levinson, também responsável por Euphoria. Agora, o anúncio da HBO indica que os planos para a sequência foram interrompidos em uma decisão conjunta entre o estúdio e o time criativo da produção:
“The Idol foi um dos programas originais mais provocativos da HBO e estamos satisfeitos com a forte repercussão do público. Após muita reflexão e consideração, a HBO, assim como os criadores e produtores, decidiu não avançar com uma segunda temporada. Somos gratos aos criadores, elenco e equipe técnica por seu trabalho incrível”, disse um porta-voz da emissora em nota.
The Idol não vai ter 2ª temporada e o público comemora
Antes mesmo de sua estreia, que ocorreu no Festival de Cannes, The Idol já estava carregada de polêmicas. Isso porque a diretora do projeto, Amy Seimetz, saiu do cargo, o que acabou causando uma mudança radical no processo, como apontaram múltiplas fontes da revista Rolling Stone. Entre as acusações de sadismo e tensão nos bastidores, a série foi recebida pelos espectadores já com muitos “pés atrás”.
Ao passar dos episódios, as ressalvas foram consolidadas com o retorno da crítica. No Rotten Tomatoes, a produção conquistou somente 19% de aprovação especializada e 41% por parte da audiência. A recepção negativa durante a exibição é refletida na repercussão acerca do cancelamento da série, que conta com muitas comemorações e piadas:
Com cinco episódios, a primeira temporada de The Idol está disponível no HBO Max.