Thomas Shelby é um daqueles personagens icônicos cuja presença em tela é tão poderosa que chega a marcar para sempre a carreira de seu intérprete. É impossível olharmos para Cillian Murphy e não pensarmos, entre outros grandes papéis do ator - como o recente Oppenheimer -, no gângster frio e calculista de Peaky Blinders, mas por muito pouco o personagem não foi vivido por um ator totalmente diferente.
Trata-se da estrela de sucessos como Carga Explosiva, Os Mercenários e Velozes & Furiosos: Jason Statham. Sim, é difícil imaginar o gigante de filmes de ação com a característica boina, os incontáveis cigarros e o temperamento forte de Tommy Shelby, mas o ator chegou bem perto de conquistar o papel. Em entrevista ao The Independent, o roteirista Steven Knight revelou que estava dividido entre Murphy e Statham - na verdade, Jason estava mais perto de vencer a disputa, mas um movimento ousado de Cillian o fez ganhar vantagem.
Se você é fã de filme de ação, precisa ver esse longa estrelado por Jason Statham com cenas de combate de tirar o fôlegoSteven encontrou os dois atores em Los Angeles para falar sobre o papel, e ficou impressionado com a presença física de Statham. Enquanto isso, Murphy transmitia uma postura mais sensível e gentil - como o próprio roteirista descreveu, “a léguas de distância do assassino calculista que estava procurando.”
Disposto a lutar pelo personagem, Cillian enviou uma mensagem para Knight dizendo apenas “lembre-se de que sou um ator”. Isso foi suficiente para reforçar que, apesar de sua personalidade tranquila, o irlandês é perfeitamente capaz de se transformar radicalmente. “Se você o encontrar na rua, ele é um ser humano totalmente diferente”, destacou o roteirista.
E, como já era de se esperar, Cillian deu um show no papel e entregou momentos icônicos em cada uma das seis temporadas da série. E a boa notícia é que, apesar de o programa ter chegado ao fim, a história está longe de acabar: um filme do universo de Peaky Blinders já está em desenvolvimento.
Peaky Blinders está disponível na Netflix.