“Beyoncé na versão de João Gomes”. É assim que o diretor Aly Muritiba explica o cenário contemporâneo de Cangaço Novo, nova produção do Amazon Prime Video que fez história na edição de 2023 do Festival de Gramado ao se tornar a primeira série de TV a ser exibida na programação do festival. Com uma trama ambientada em uma versão moderna do sertão, o primeiro episódio mistura um ar de Mad Max com uma história que só poderia existir no Brasil.
O primeiro episódio de Cangaço Novo começa com Ubaldo (Allan de Souza Lima) retornando ao Ceará, onde nasceu, para buscar a herança deixada pelo pai, um homem influente na região. Ao chegar, a vida dele se transforma completamente: a irmã, Dinorah (Alice Carvalho), com quem não tinha mais contato, é líder de uma gangue criminosa, e confronta Ubaldo sobre sua visita.
A partir daí, o caminho dos dois irmãos acabam se cruzando novamente – com um banho de sangue no meio do caminho – e outras figuras da família de Ubaldo e admiradores de seu pai também surgem. No início da trama, as cenas de ação impressionam, mas os diretores, Aly Muritiba e Fábio Mendonça, garantem que a história vai muito além.
“É uma história de família, que tem muita ação, tiro porrada e bomba, mas não fala sobre isso. Isso é uma mola propulsora para o drama familiar”, explicou em coletiva de imprensa durante o 51º Festival de Gramado. O título da série vem de um fenômeno real: o movimento batizado como “novo cangaço” diz respeito à formação de quadrilhas criminosas que agem em cidades do interior do país.
“O novo cangaço é um fenômeno criminal, uma técnica de domínio de cidades em que os assaltantes fecham as entradas. Hoje em dia, já atinge o sul e sudeste também e recebeu esse nome pela própria polícia, que vinculou os assaltantes de agora com o imaginário do cangaceiro tradicional”, explica Aly Muritiba. A ideia da série, no entanto, não é glorificar a violência, mas trazer o espectador para dentro desta realidade.
“A série lida pouco com o cangaço tradicional. Estamos interessados em falar sobre o sertão contemporâneo, moderno, cosmopolita, que lida com contradições (...) Estávamos afim de colocar o espectador dentro do bando. Ora como assaltante, ora como assaltado”, pontua.
O elenco conta ainda com Marcelia Cartaxo, que ganhou prêmio de Melhor Atriz no Festival de Gramado em 2022 por A Mãe.
A primeira temporada de Cangaço Novo estreia no Amazon Prime Video nesta sexta-feira, 18 de agosto.