O ano era 2016 e os fãs de The Vampire Diaries — incluindo a jornalista que vos escreve — estavam obcecados com Chris Wood, que interpretou o icônico vilão Kai Parker na trama. Nessa mesma época, o ator protagonizou a série Containment, produção que já mencionava uma epidemia mortal, causada pelo o que chamaram de "terrorismo biológico".
Na trama, uma misteriosa e mortal epidemia atinge Atlanta, forçando o governo americano a colocar a cidade em quarentena. O policial de bom coração Alex Carnahan (David Gyasi) é o responsável por patrulhar a área, onde está sua namorada, a inteligente Jana (Christina Moses).
Dentre eles, também está Jake (Chris Wood), um ex-renegado que agora atua como policial. Melhor amigo de Lex, ele deve proteger os mais necessitados, mas seu primeiro instinto é sempre salvar a si próprio. Assim, os cidadãos que ficaram "presos" enfrentarão uma sinistra luta por sobrevivência.
A série foi criada por Julie Plec, um dos maiores nomes da emissora CW, responsável por produções como The Vampire Diaries, The Originals e Legacies. O sucesso de suas outras atrações, no entanto, não se estendeu a Containment, que teve mornos 50% de aprovação da crítica especializada no Rotten Tomatoes. "Atormentado pela mediocridade na escrita e na atuação teimosamente monótona. Parece mais uma morte lenta à medida que desenrola as subtramas", escreveu um dos jornalistas.
Com apenas 13 episódios, a série foi cancelada na primeira temporada. Apesar da rejeição da crítica, os fãs avaliaram a série positivamente, com 77% de aprovação por parte deles. Além disso, eles também fizeram uma petição, com 22.552 assinaturas, para salvar Containment e garantir uma segunda parcela de episódios. Por fim, nem isso pôde salvar a produção.