Quem assistiu e amou Game of Thrones não pelos dragões e zumbis de gelo, mas sim pelos grandes personagens, as intrigas políticas e as reviravoltas surpreendentes, encontrou um problema após o final da primeira temporada House Of The Dragon: não chegará nada novo até 2024, quando estreia a segunda temporada.Para essas pessoas, pode parecer não haver nenhuma nova série à vista que possa preencher a lacuna do tamanho de Westeros que surgiu. Mas tenho uma dica de série para vocês: The Expanse, no Prime Video.
É claro, The Expanse é uma série de ficção científica e não uma de fantasia, mas além dos diferentes gêneros, os fãs de Game of Thrones encontrarão aqui muita coisa que vai agradá-los - ou seja, grandes personagens, intrigas políticas e reviravoltas surpreendentes.
Qual é a história de The Expanse?
A série se passa vários séculos no futuro, em nosso sistema solar, que foi colonizado pela humanidade. De novo e de novo há tensões políticas entre os habitantes da Terra dramaticamente superpovoada, os marcianos com suas forças armadas altamente eficientes e os belters explorados pela Terra e Marte no cinturão de asteroides e nas luas de Saturno e Júpiter.
Nesta situação tensa, um cargueiro chamado Canterbury e uma nave de guerra marciana são destruídos por agressores desconhecidos, deixando o perigo de guerra no ar (ou vácuo) ainda maior do que o habitual. Os poucos sobreviventes incluem alguns tripulantes de Canterbury: James Holden (Steven Strait) e Amos Burton (Wes Chatham) da Terra, Alex Kamal (Cas Anvar) de Marte e a belter Naomi Nagata (Dominique Tipper).
Enquanto os quatro investigam os ataques a uma fragata marciana chamada Rocinante, o detetive Joe Miller (Thomas Jane) é enviado ao planeta anão Ceres para procurar a filha desaparecida de um rico empresário terráqueo...
É assim que a primeira temporada começa, mas a história continua a se desenvolver dramaticamente ao longo de seis temporadas - mas é claro que não quero antecipar muito aqui. Porém, o que não posso deixar de enfatizar é: embora misteriosos artefatos alienígenas também desempenhem um papel mais tarde e planetas alienígenas sejam explorados, a maior força de The Expanse é o realismo da série.
E não se trata apenas das intrigas políticas, dos jogos de poder, da exploração dos pobres e vulneráveis e da ameaça cada vez maior de uma escalada da Guerra Fria entre a Terra e Marte. Também inclui a engenharia e a tecnologia deste universo - raramente as jornadas pelo vazio do espaço parecem tão realistas e críveis quanto em The Expanse!
Baseado na série de livros de mesmo nome de James S.A. Corey (o pseudônimo dos autores Daniel Abraham e Ty Franck, que estão fortemente envolvidos na série), The Expanse é uma série que explora o sentido das vastas distâncias mesmo dentro do nosso próprio sistema solar, em que as forças G desempenham um papel extremamente importante na aceleração e desaceleração nas quais as naves espaciais não se atiram com canhões de laser e blasters, mas com torpedos de uma grande distância.
Não deixe de assistir!
A partir da 4ª temporada, os responsáveis pela série em torno do showrunner Naren Shankar foram capazes de adicionar um orçamento decente - graças ao dinheiro da Amazon, que salvou a série de ser cancelada após a 3ª temporada. No entanto, The Expanse continua a ser uma série que vive sobretudo das personagens e da história - com os grandes valores de efeitos visuais ou não.
E aqui também valeu a pena assistir a série inteira em alguns meses. A primeira vez que vi as temporadas individuais ao longo de vários anos, é fácil ignorar o quão bons os personagens são desenvolvidos e a habilidade dos roteiristas e diretores trabalhando neles ao longo das temporadas.
Por exemplo, eu tinha esquecido completamente que a tripulação da Rocinante primeiro precisa se recompor e o quanto ela se divide entre as individualidades dos membros antes que eles finalmente cresçam juntos como uma família adotiva. Talvez o exemplo mais marcante seja a amizade entre Naomi e sua companheira de revolução, Camina Drummer (Cara Gee), que é construída lentamente ao longo de várias temporadas e finalmente atinge seu clímax emocional na 6ª temporada.
E por falar na 6ª temporada, se há algo de ruim em The Expanse, é que a série foi tecnicamente cancelada antes de realmente terminar. Como dito, há seis temporadas, mas nove livros de James S.A. Corey: três volumes não foram filmados. No entanto, os responsáveis pela série encontraram um final de muito impacto na última temporada, que conclui satisfatoriamente a maioria das histórias em aberto, sem deixar de flertar com um possível retorno.