Boa parte das produções de Hollywood já havia sido paralisada recentemente como consequência da greve dos roteiristas, mas, agora, a situação ficou ainda mais complicada: com o início da greve dos atores, outros diversos títulos aguardados – como a sequência de Gladiador com Pedro Pascal – também entrou em hiato. Mas há uma grande produção de “desviou” das duas greves: House of the Dragon, cuja produção da segunda temporada está em andamento.
Quando a greve dos roteiristas começou, o próprio George R.R. Martin, autor da obra literária original do universo de Game of Thrones, esclareceu que os novos episódios continuariam sendo filmados porque os roteiros já estavam prontos meses antes do início da paralisação. Vale notar que as gravações da série da HBO acontecem fora dos Estados Unidos: elas começaram no Reino Unido e Espanha, longe do centro principal da movimentação.
Greve dos atores não afetou House of the Dragon (até agora)
No caso da greve dos atores, a explicação é outra: a maior parte do elenco de House of the Dragon está associado à organização da União de sua classe artística no Reino Unido e, lá, paralisações como essa não têm respaldo legal - portanto, os atores não têm sua segurança no trabalho garantida. Foi o que explicou o líder da União, Paul W. Fleming (via Entertainment Weekly):
“Fomos informados pela SAG-AFTRA [sindicato norte-americano] de que sua greve é legal de acordo com a lei dos Estados Unidos, mas fomos informados pelos nossos advogados de que não é legal de acordo com a lei do Reino Unido (...) Consequentemente, um artista que aderir à greve no Reino Unido não terá proteção contra ser demitido ou processado por quebra de contrato pelo produtor ou contratante.
Da mesma forma, se o Equity [União do Reino Unido] encorajar alguém a aderir à greve, estará agindo ilegalmente e, portanto, poderá ser responsabilizado pelos danos”
Em outras palavras, a legislação britânica impede que os artistas da União se juntem ou se manifestem a favor da greve – mas vale lembrar que, ainda assim, mudanças podem acontecer. Olivia Cooke, que interpreta Allicent na série da HBO, foi uma das atrizes que assinou a carta enviada ao sindicato dos atores nos Estados Unidos apoiando uma greve para conseguir um acordo justo nas negociações.
Até o momento, ainda não há informações oficiais sobre a data de lançamento da 2ª temporada de House of the Dragon na HBO.