Não se pode negar o imenso sucesso da novela Rebelde em 2004. Alfonso Herrera, Anahí, Dulce María, Maite Perroni, Christopher Uckermann e Christian Chávez protagonizam a história em que um grupo de adolescentes tenta sobreviver ao ensino médio, problemas familiares e dramas amorosos, enquanto perseguem seus sonhos, como começar uma banda.
Embora todos quisessem ser como Mia Colucci, Roberta ou Miguel, e o uniforme da Elite Way School se tornasse uma roupa recorrente entre os fãs, se olharmos para as três temporadas e seus mais de 200 episódios, podemos encontrar várias mensagens que, hoje, são problemáticas. Muitas atitudes dos personagens não são bem-vistas, como também dão maus exemplos de comportamento.
RBD is back! Relembre a trajetória da banda que surgiu a partir da novela RebeldeNão é incomum que muitas produções sejam reprovadas no teste do “politicamente correto”, por exemplo, How I Met Your Mother e o personagem de Neil Patrick Harris. E quanto às produções de televisão aberta, várias mensagens de Betty, a Feia podem ser bastante condenáveis. Rebelde não poderia fugir à regra e aqui contamos algumas polêmicas que a novela teve em sua narrativa.
Apaixonar-se por alguém que deseja se vingar do seu pai
A primeira bandeira vermelha é aquela em que sua paixão busca vingança, contra seu pai, e ainda assim você se apaixona por ele à primeira vista. Somado a isso, a relação entre Mía e Miguel era a bem tóxica. Como uma montanha-russa, teve altos e baixos e brigas sem sentido.
Rivalidade entre mulheres
Embora Roberta e Mia acabem amigas no final do história, por serem "tão diferentes", elas têm muitos desentendimentos. E a base de sua interação é a rivalidade entre as duas. Como muitas outras personagens femininas da série, sempre colocam mulheres contra mulheres.
Insultos contra Mia
Mia poderia ter muitos defeitos e as palavras "caprichosa e birrenta" poderiam descrevê-la bem, mas em um episódio, um dos professores a insulta por causa de suas roupas, dizendo que sua aula não era "cabaré". Além disso, ele a afronta de forma um tanto violenta, a ponto de puxar sua gravata.
Bullying com o peso
Uma das maiores inseguranças da agora diretora da Elite Way School, Celina (Estefanía Villarreal) era todo o bullying que seus colegas faziam com ela por ser gorda. Hoje, zombar de uma pessoa por causa de seu peso é motivo para cancelamento imediato.
Estereótipos em seus personagens
Como um romance mexicano, Rebelde é repleto de clichês e estereótipos em seus personagens, como a menina má e mal-educada, a patricinha popular, o galã, sem falar nas alusões aos tipos de piadas que afetam a mente e o físico de seus companheiros.