Para os leitores que nasceram um pouquinho antes dos anos 2000, as lembranças da TV Globinho com certeza tocam um lado bonito da infância. Neste clima de nostalgia, é fácil separar os diversos desenhos animados que participaram deste momento, como Dragon Ball Z e Três Espiãs Demais.
Outra animação que muitos levaram consigo durante toda a juventude é Digimon. Automaticamente, ao lembrar da primeira exibição do anime, é fácil trazer à memória a abertura feita por Angélica, na qual ela cantava e interagia com os personagens. Apesar de todo esse calor das aventuras de Tai, Agumon e os demais, há um segredo um tanto sombrio relacionado à trama principal.
Sabe-se que a digievolução é algo totalmente intrínseco à vida dos monstrinhos digitais. Durante toda a sua jornada, um digimon pode passar por diferentes estágios, do digiovo ao Mega. A fase "Rookie" é a mais vista em Digimon Adventure, quando eles se assemelham a crianças.
Logo de cara, depois do grupo de protagonistas entender que estão com seus parceiros desse mundo digital, bem como utilizam o digivice para interagir com eles, vem a descoberta da digievolução. A natureza temporária dessas mudanças seguem um ritmo específico, que normalmente exige um fator significativo para acontecer.
Digimon Adventure 02 ganhará filme com personagens crescidos; nostálgico trailer antecipa trama intensaPara muitos, o que entende-se é que os Digimons acabam evoluindo quando seus parceiros estão em perigo. É como nos primeiros episódios da temporada 1, em que Agumon se transforma em Greymon para salvar Tai e os amigos da morte iminente. Esse fator estressante na vida dos monstros digitais tem o seu quê sombrio.
É claro que a relação de confiança e proteção entre digiescolhido e Digimon é essencial para que isso ocorra, além do fato de que em algumas ocasiões essa conexão é pautada por um brasão. No caso do protagonista, estas situações são impulsionadas pela coragem, é ali que a força surge para que Agumon passe pela digievolução.
O visual da digievolução, inclusive, mostra também como esse processo tem um quê espiritual e se comunica com os acenstrais dos digimons. Portanto, não é apenas parte dessa relação extrema que os leva a mudar. Já em outros, ainda há uma união entre digiescolhido e Digimon.
Mesmo que isso seja um padrão em diversos momentos do anime, em diferentes temporadas, vale destacar também que o processo de digievolução se baseia no seu próprio conceito, em crescer, em amadurecer. Para que a história evolua, no entanto, alguns dos digiescolhidos precisam passar por maus bocados para que seus parceiros possam evoluir.