Enquanto títulos como Stranger Things, Supernatural, entre outros, dominam as listas de séries de fantasia mais bem-sucedidas, não é tão comum que vejamos produções vindas de outros lugares. Com O Grifo, o Amazon Prime Video começa a mudar isso e parece que deu certo: apesar do lançamento discreto, a série alemã não para de conquistar fãs aos poucos.
O Grifo mistura Anéis de Poder, Stranger Things e Supernatural
A base para a série de fantasia é o livro alemão de mesmo nome dos autores Heike e Wolfgang Hohlbein. Na história, Mark Zimmermann (Jeremias Meyer) é considerado um solitário difícil, que está em terapia há muito tempo por causa de seus traumas de infância. Ele acha que as coisas inexplicáveis que viu quando foi capturado são fruto de seu transtorno psicológico, até que seu irmão revela a verdade sobre um sombrio legado familiar.
O Grifo: Os irmãos Mark e Thomas
Os fãs de fantasia que viram Supernatural certamente reconhecerão alguns paralelos aqui: um pai desaparecido e dois irmãos que devem arcar com o legado de sua família com a ajuda de uma crônica familiar? Sam e Dean Winchester dizem olá! Mas isso não diminui O Grifo, especialmente porque ela se desvia mais na direção de Stranger Things.
Mark abre um fantástico mundo paralelo, que conta com vários andares. Buracos se abrem no céu e poderosos contrafortes se erguem de paisagens acidentadas. Aqui, um ser todo-poderoso trama planos cruéis para conquistar o mundo humano: o Grifo. Mark não pode enfrentar essa ameaça sozinho e reúne companheiros combatentes, como o fã de metal Memo (Zoran Pingel) e a colega de classe Becky (Lea Drinda).
Viagem através do espaço e do tempo para um fascinante mundo de fantasia
Enquanto o sucesso da Netflix, Stranger Things, revive os anos 80, a série da Amazon, se coloca uma década depois: isso dá à história de fantasia um sabor especial dos anos 90, que se reflete não apenas no visual, mas também na trilha sonora, que conta com verdadeiros hinos da época imortalizados por bandas como Nirvana e Metallica.
De forma geral, a produção encontra um bom equilíbrio entre violência e entretenimento adolescente, ainda que tropece um pouco na mescla entre a fantasia sombria e os dramas adolescentes. Mas, no fim, o fascinante mundo de andares, personagens envolventes e o charme especial dos anos 90 tornaram a série alemã querida pelo público.
Nas redes sociais, as reações positivas parecem predominar e muitas pessoas nem entendem como é que o lançamento de O Grifo passou tão despercebido. Confira algunscomentários:
O Grifo está disponível no catálogo do Amazon Prime Video.