O primeiro episódio de Invasão Secreta estreou hoje (21) no Disney+ e, de cara, já aprendemos que, neste universo, nada é o que parece ser - algo que fica explícito já na própria abertura da série. Apesar do conceito, a introdução está dando o que falar por conta de um detalhe que pode passar despercebido: a sequência foi feita utilizando inteligência artificial.
Em entrevista ao Polygon, o diretor e produtor-executivo Ali Selim falou sobre a ideia de brincar com os temas da série na abertura e a possibilidade de fazer isso com IA, em parceria com a Method Studios (empresa de efeitos visuais): “Quando nós entramos em contato com os fornecedores de IA, isso fazia parte da ideia - simplesmente surgiu da identidade, da mudança de forma do mundo Skrull, sabe? Quem fez isto? Quem é este?”
Salim ainda admitiu que, apesar de não entender realmente como a inteligência artificial funciona, ficou fascinado com a maneira como foi possível transmitir uma sensação de mau presságio de acordo com a temática da série: “Conversávamos sobre ideias, temas e palavras, e então o computador começava a fazer alguma coisa. E depois poderíamos mudar um pouco usando palavras.”
Cada vez mais popular, a tecnologia também já foi utilizada para criar um dos principais personagens de outra produção da Disney, Elementos. Além disso, não é a primeira parceria da Marvel com a Method Studios, que também trabalhou em outras séries como Ms. Marvel, Loki e Cavaleiro da Lua.
E entre o público a IA também faz sucesso, servindo como uma forma de criar, por exemplo, crossovers entre diferentes franquias, encontros e situações improváveis e imaginar como seria se determinado personagem pertencesse a outro universo.