Outlander está de volta para sua 7ª temporada, que ainda não é a última, mas será dividida em duas partes de 8 episódios cada. Se o amor inquebrantável de Claire (Caitríona Balfe) e Jamie Fraser (Sam Heughan) vem encantando o público desde 2014, as inúmeras cenas de ação também são entretenimento puro. Batalhas, duelos, fugas, espadas, cavalos, canhões, navios, forcas, prisões – tudo o que um bom drama épico requer está na série baseada nos livros de Diana Gabaldon.
Portanto, é normal que os espectadores se perguntem se os protagonistas têm dublês ou se eles mesmos encaram os momentos de maior risco. A verdade é que tanto Sam quanto Caitríona têm seus "substitutos". Esta última já teve várias, entre elas Maeve Foley, Kirstin Gribbin e Valerija Jemeljanenko.
É difícil precisar quando cada uma delas assumiu o lugar de Caitríona, mas, no IMDb, Maeve está creditada em Outlander desde a 1ª temporada. Kirstin, por sua vez, contou em uma entrevista de 2020 que trabalhou na 3ª temporada. Já Valerija colocou em sua bio do Instagram que foi dublê de Claire nas 4ª, 5ª e 6ª temporadas.
Elenco de Outlander quer participação especial desta diva pop na série: "Até Sam Heughan é fã", diz atriz (Entrevista Exclusiva)Ao Express.co.uk, Kirstin revelou que inicialmente era apenas figurante, porém, devido à sua semelhança física com Caitríona, foi escalada para várias cenas – inclusive uma de sexo, que também é um dos aspectos marcantes de Outlander. "Havia uma em que ela [Caitríona] estava na cama com Sam, e eles me pediram para ser a modelo nua."
"Infelizmente, eu não queria fazer esse tipo de trabalho, mas me pediram para ser dublê de iluminação e foi a partir daí", continuou Kirstin, explicando que o "dublê de iluminação" basicamente serve para marcar a luz no set enquanto os atores ainda não chegaram da caracterização, estão fazendo uma pausa ou mesmo gravando em outro local distante.
Kirstin citou então o 8º episódio da 3ª temporada, em que Claire desce uma colina correndo depois que ela e Jamie veem os piratas e o jovem Ian (John Bell) indo em direção um ao outro. "Caitríona estava fora filmando outra cena em Edimburgo naquele dia, então tive que me preparar para fazer a corrida por ela", lembrou Kirstin.
Em uma entrevista de 2017 à Entertainment Weekly, a própria Caitríona comentou a participação de dublês no seriado: "Na metade do tempo, eles não me deixam fazer tanto quanto eu queria. Eles acabam usando dublês por causa do seguro, para que eu não quebre uma perna e interrompa a produção. Mas Sam, Tobias [Menzies, o Frank] e eu gostamos dos desafios físicos envolvidos no trabalho."
Apesar de não conseguir experimentar tanto a adrenalina, em parte devido ao fato de Claire sempre se safar do perigo físico, Caitríona teve a chance de realizar algumas acrobacias. Na 4ª temporada, quando Claire pula de um navio para escapar e voltar aos braços de Jamie, a atriz teve que fazer o mesmo. Então gravando na África do Sul, ela saltou de uma altura entre 4 e 6 metros, sobre uma plataforma elevada no ar contendo um tapete de colisão.
"Eu mesma estava fazendo meus saltos e subindo de volta. Foi muito divertido", comemorou Caitríona. "Não é um salto insignificante, porque você está pousando em uma plataforma no ar", acrescentou.
O 1ª episódio da 7ª temporada de Outlander já está disponível no catálogo do Star+. Aqui no Brasil, os capítulos serão lançados a cada domingo. E se você é fã da obra, não deixe de conferir nossa entrevista exclusiva com Sophie Skelton e Richard Rankin, intérpretes do casal Brianna e Roger. Você pode assistir ao vídeo clicando aqui ou dando play abaixo: