A HBO sempre foi uma marca que, normalmente, está ligada à criação de séries de grande sucesso, como Game of Thrones, The Last of Us e Chernobyl. No entanto, isso não significa que não tenha sido errado cancelar uma série ou outra do catálogo.
Isso aconteceu com Lovecraft Country, a série de ficção científica e terror criada por Misha Green e baseada no romance homônimo de Matt Ruff. A história gira em torno de Atticus Freeman (Jonathan Majors) enquanto viaja pelos Estados Unidos na década de 1950 com sua amiga Letitia (Jurnee Smollett) e seu tio (Courtney B. Vance).
Os dois tentam encontrar o pai de Atticus enquanto se desviam de monstros, humanos e sobrenaturais. A primeira parcela recebeu grande aclamação da crítica e 14 indicações ao Emmy, incluindo para Melhor Série Dramática, Melhor Roteiro e quatro indicações de atuação.
Apesar de tudo, em julho de 2021, a HBO Max decidiu cancelar a série após apenas uma temporada. Considerando que foi um sucesso nos prêmios, não é de surpreender que seu criador tenha começado a trabalhar em uma segunda temporada. No entanto, tudo foi ladeira abaixo quando a rede americana anunciou que não iria seguir em frente com a série.
Os fãs e a própria equipe do Lovecraft Country ficaram chocados com a notícia. Inclusive, o próprio chefe de conteúdo da HBO, Casey Bloys, teve que explicar o motivo desse cancelamento injusto: “Quando você toma a decisão de não seguir em frente com uma série, geralmente é uma confluência de fatores", explicou Bloys à Variety na época.
Tem que ser algo que achamos que faz sentido para nós. Neste caso, não conseguimos chegar a essa conclusão.
Apesar de seu cancelamento, a verdade é que hoje, se a série tivesse sido renovada, a HBO enfrentaria problemas com Jonathan Mayors, já que ator que foi acusado de violência doméstica e agressão por várias vítimas. Então, a atração seria cancelada ou continuaria sem o personagem principal, de qualquer forma.