Downton Abbey é uma viagem luxuosa e historicamente significativa de volta no tempo. A heroína da série é o grandioso edifício de mesmo nome, lar dos Crawley, aristocratas ricos da Inglaterra do século XX, e de sua equipe (em sua maioria) bondosa, que vive no porão da casa.
Tudo começa em 1912, quando o naufrágio do Titanic leva consigo os dois próximos herdeiros do dono da casa, Lord Robert Crawley, pai de três jovens mulheres com direitos limitados. O sucessor designado é Matthew Crawley, um primo distante e advogado de classe média alta que é uma mancha nessa linhagem de alta posição. Drama, casos amorosos e pequenas vidas menos que perfeitas se sucedem, enquanto os principais eventos da época se desenrolam ao fundo: a Primeira Guerra Mundial, a pandemia da gripe espanhola... A história não poupará os Crawley, que testemunharão, apesar de si mesmos e na vanguarda, as grandes crises de nosso tempo.
O drama histórico de 2010, uma novela com uma tragédia (muito bem) escondida, mistura com sucesso risos e lágrimas. Difícil evitar se afeiçoar a seus muitos protagonistas - por sua conta e risco. Mas, embora não hesite em partir seu coração no momento mais oportuno, Downton - como é conhecida - também o encantará com sua escrita e direção brilhantes, seus cenários opulentos e fabulosos, e sua atenção aos detalhes e à autenticidade, qualidades que a tornaram tão famosa, qualidades que são caras - 1 milhão de libras por episódio - mas que lhe conferem seu aspecto sincero.
E podemos lhe dar alguns números: assistida em seu auge por quase 120 milhões de espectadores e comprada em 250 países diferentes, a série - avaliada em 4,6/5 pelos espectadores do AdoroCinema - entrou para o Guinness Book of Records em 2012 como a série mais aclamada pela crítica no mundo, algo inédito para uma inglesa.
"Terá versão só para adultos": Novo filme de Zack Snyder na Netflix segue os passos de Liga da Justiça e ganha imagens avassaladorasSeis temporadas e dois filmes depois, Downton Abbey, de Julian Fellowes, com seu elenco lendário - Hugh Bonneville, Maggie Smith, Elizabeth McGovern, Michelle Dockery, Joanne Froggatt, Brendan Coyle, Jim Carter, para citar apenas alguns - adorado em todo o mundo e ultrapremiado com suas 69 indicações ao Emmy (e 15 vitórias), não é nada comum e é tudo extraordinário. Isso é tudo.
As 6 temporadas da série estão disponíveis na Netflix. Ela pode ser assistida também na Globoplay e Prime Video.