Grey's Anatomy é uma das séries mais queridas de todos os tempos e rendeu diversos momentos marcantes para o público, mas também muitas polêmicas nos bastidores e despedidas de atores / personagens queridos ao longo de sua história. Uma das saídas mais chocantes foi a de Katherine Heigl, que interpretava uma das estagiárias originais, Izzie Stevens, e deixou a produção no meio da 6ª temporada de forma nada amigável.
Ellen Pompeo critica condições de trabalho em Grey's Anatomy e elogia colega demitida que fez a mesma denúncia em 200913 anos após sua saída de Grey's Anatomy, Katherine Heigl se reuniu com sua ex-colega de elenco Ellen Pompeo no "Actors on Actors" da Variety e comentou sobre sua saída conturbada da série. Na época, isso aconteceu depois ter feito várias críticas nos bastidores de Grey's Anatomy e, principalmente, quando a atriz retirou seu nome da disputa ao Emmy de 2008 por não achar que recebeu material suficiente na temporada para justificar a indicação. Tudo isso lhe rendeu o rótulo de uma atriz "difícil" de trabalhar.
Katherine Heigl revelou que era "tão ingênua" sobre a maneira que demonstrava suas críticas e preocupações sobre a série. "Peguei meu palanque e tinha algumas coisas a dizer, e me senti realmente apaixonado por essas coisas. Eu me senti muito forte", explica sobre sua reação na época. "Não havia nenhuma parte de mim que imaginasse uma reação ruim. Eu me senti realmente justificada em como me sentia sobre isso e de onde eu vinha".
"De alguma forma agora, coletivamente, o mundo inteiro pode criticar tudo e mandar todo mundo se f*der, e está tudo bem. Mas quando você fez isso...", disse Pompeo. "Eles não gostavam de mim", completou Heigl. "Passei a maior parte da minha vida – acho que a maioria das mulheres – nesse modo de agradar as pessoas. É realmente desconcertante quando você sente que realmente desagradou a todos. Não era minha intenção fazer isso, mas eu tinha algumas coisas a dizer e não pensei que fosse obter uma reação tão forte".
Na entrevista, a atriz acrescentou como foi afetada pelo sucesso de Grey's Anatomy. "Acho que isso me deu essa confiança que era uma falsa sensação de confiança. Estava enraizado em algo que não poderia e talvez nem sempre duraria para mim. Então comecei a ficar muito tagarela, porque eu tinha muito a dizer, e havia certos limites e coisas que eu não concordava em serem ultrapassadas. Eu não sabia como lutar contra isso", completa.
Ellen Pompeo atribui isso à quantidade de atenção ela recebeu muito rapidamente. "É como uma doença nesta cidade. Todo mundo é edificado, edificado, edificado, edificado. Eles criam essa coisa e quase esperam que algo aconteça. Como um estranho olhando para dentro, vi muito ao seu redor que não tinha nada a ver com você ou sua culpa. Poucas pessoas saberiam como reagir a tanta atenção, tanto foco, tanta pressão".
Pompeo deixou Grey's Anatomy recentemente, onde interpretou a protagonista Meredith Grey desde o começo. Mesmo assim, a série está renovada para a 20ª temporada.
Grey's Anatomy: Ellen Pompeo fala sobre o ambiente tóxico dos bastidores nas primeiras temporadas