Minha conta
    Claire Fraser não é a única que viaja no tempo em Outlander: Conheça todos os personagens que vieram de outra época
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    Na série estrelada por Caitríona Balfe e Sam Heughan, ser um viajante no tempo é uma habilidade hereditária.

    ATENÇÃO: ESTA MATÉRIA CONTÉM SPOILER!

    Sem dúvida, Outlander é uma das séries históricas mais queridinhas da atualidade. No ar desde 2014, a produção estrelada por Caitríona Balfe e Sam Heughan está em sua 7ª temporada, cuja 1ª parte chega ao fim no Brasil no dia 13 de agosto. Já são mais de 80 episódios e inúmeros momentos emblemáticos, que nos fizeram chorar de soluçar, gritar de raiva e até rir um pouco.

    Baseada nos livros de Diana Gabaldon, a trama acompanha os pombinhos Claire e Jamie Fraser, que, não importa quando, onde ou como, sempre conseguem se reencontrar ou salvar um ao outro. Acontece que Claire vivia originalmente no século 20, era recém-casada e acabara de atuar como enfermeira na Segunda Guerra Mundial (1939-45).

    Starz

    Os dois nunca teriam se conhecido se ela não tivesse atravessado acidentalmente as pedras de Craigh na Dun e "desembarcado" em 1743, no meio das Terras Altas da Escócia (Highlands, em inglês). É no passado, mais de 200 anos antes, que ela descobre um amor que vai desafiar a História.

    No entanto, Claire não é a única capaz de viajar no tempo. Há outros personagens no seriado que não pertencem à época em que estão inseridos. Quem são eles e elas? O AdoroCinema te conta!

    GEILLIS DUNCAN

    Starz

    Geillis Duncan (Lotte Verbeek) é a primeira viajante no tempo que Claire encontra em Outlander, não muito depois de ir parar na Escócia do século 18. As duas se aproximam graças ao conhecimento que têm de ervas medicinais – e, desde início, Geillis suspeita de que Claire seja do futuro. Contudo, a amizade delas coloca Claire em perigo, já que, ainda na 1ª temporada, ambas são presas por bruxaria.

    Mais tarde, Geillis "confessa" ser uma bruxa, afirmando que a cicatriz da vacina contra varíola em seu braço é, na verdade, uma marca do diabo. Ela também se revela mais explicitamente como uma viajante para Claire, dizendo a ela o ano do qual vem: 1968.

    Geillis originalmente se chamava Gillian Edgars e decidiu atravessar as pedras para tentar garantir que a Rebelião Jacobita de 1745 fosse vitoriosa e, assim, mudar o curso da História. Tanto nos livros quanto no seriado, ela pesquisou muito o passado e a viagem no tempo para executar seus planos.

    Ela acredita erroneamente que um sacrifício de sangue é necessário para viajar e, por isso, matou seu primeiro marido. Já na Escócia de 1733, casou-se com Arthur Duncan (John Sessions), um procurador fiscal, e começou a mexer com plantas medicinais, ganhando a fama de bruxa por fazer feitiços de amor, aborto e envenenamento.

    Seu amante é Dougal MacKenzie (Graham McTavish), um defensor da causa jacobita e tio de Jamie. Geillis quer que ele assuma o controle de seu clã, mas, como foi dito anteriormente, acaba condenada ao lado de Claire. Ela só é salva do enforcamento porque está grávida de Dougal. Eles têm um filho chamado William Buccleigh MacKenzie, que é um ancestral de Roger.

    E essa não é a última vez que Claire vê Geillis. Na 3ª temporada, de volta à década de 1960, a protagonista tenta impedir a outra mulher de viajar novamente. Sem sucesso, Claire a reencontra na Jamaica do passado, onde, mesmo sabendo que o sacrifício não é necessário, Geillis planeja usar o jovem Ian Fraser (John Bell), sobrinho de Jamie, como isca.

    BRIANNA MACKENZIE

    Starz

    Brianna (Sophie Skelton) é a filha de Claire e Jamie. Foi concebida no passado, enquanto a mãe estava na Escócia do século 18, mas nasceu no presente, na cidade americana de Boston, em 1948. Como ser um viajante no tempo é uma característica hereditária, Brianna a herdou de Claire.

    A jovem cresceu pensando que seu pai era Frank Randall (Tobias Menzies), o primeiro marido de sua mãe. Após a morte de Frank, Claire conta a Brianna toda a verdade. Inicialmente cética quanto à viagem no tempo, ela finalmente acredita na mãe e a encoraja a voltar para ficar com Jamie.

    Até que, certo dia, Brianna descobre que seus pais morreram em um incêndio na década de 1770 e resolve ela mesma atravessar as pedras para alertá-los do perigo. Assim, na 4ª temporada, ela viaja de 1971 a 1769, conhecendo enfim seu pai biológico e os demais integrantes do clã Fraser.

    ROGER MACKENZIE

    Starz

    Antes de embarcar para o passado, Brianna estava apaixonada por Roger MacKenzie (Richard Rankin), um professor de História de Oxford que ficou órfão aos cinco anos e foi adotado por um reverendo. Roger também herdou a capacidade de viajar no tempo por ser descendente de Geillis. Logo depois que ela atravessa as pedras, ele decide segui-la.

    Roger tem uma jornada difícil no século 18. Primeiro, ele cruza o caminho do pirata contrabandista Stephen Bonnet (Ed Speleers). Depois, é vendido para a tribo indígena Mohawk, pois Jamie acredita que ele abusou sexualmente de Brianna. Felizmente, ele consegue reencontrar sua amada em Fraser's Ridge, e os dois enfim se casam.

    JEREMIAH MACKENZIE

    Starz

    Filho de Brianna e Roger, Jeremiah nasceu no passado, em 1770. A princípio, eles não têm certeza se o menino pode viajar no tempo. Entretanto, a 5ª temporada mostra que os genes foram, sim, transmitidos a Jemmy. Isso porque, enquanto brinca com a pedra preciosa do Dente de Lontra (veja mais abaixo), ele sente o objeto arder em suas mãos e ainda escuta um zumbido – o mesmo que seus pais e sua avó Claire escutam antes de atravessar as pedras.

    Nessa mesma temporada, Brianna e Roger decidem voltar ao século 20 (à década de 1970) na esperança de que Jemmy tenha uma infância mais tranquila e segura. Para a surpresa deles, o plano fracassa, fazendo com que os três retornem a Fraser's Ridge.

    Vale notar que, na 6ª temporada, Brianna descobre que está grávida de novo. Será que a nova criança também vai herdar o dom de viajar no tempo?

    MESTRE RAYMOND E CONDE ST. GERMAIN

    Mestre Raymond. Starz
    Mestre Raymond.

    Na 2ª temporada de Outlander, Claire e Jamie desembarcam na Paris de 1744, em pleno reinado de Luís XV. Lá a protagonista faz amizade com mestre Raymond (Dominique Pinon), um boticário que, assim como ela, se dedica a cuidar das pessoas. É Raymond quem a salva da morte quando ela sofre um aborto espontâneo (do primeiro bebê que esperava de Jamie), depois que o conde St. Germain (Stanley Weber) tenta envenená-la.

    Este último é um membro da corte francesa e não vai com a cara de Claire desde que a encontra pela primeira vez. Ele resolve se vingar dela após perder um carregamento de mercadorias devido a uma epidemia de varíola que Claire luta para conter.

    Apesar de não haver muitos detalhes na série sobre a origem de Raymond e St. Germain, ambos são viajantes no tempo – e não se bicam, como o boticário deixa claro ao afirmar que qualquer inimigo de Claire é seu também. A maior pista, porém, de que Raymond não pertence ao século 18 é a fala "Sou fascinado por coisas que não são desta época”, proferida a Claire em uma determinada cena, enquanto a personagem estuda um antigo crânio de peixe em sua loja.

    Conde St. Germain. Starz
    Conde St. Germain.

    Ainda na 2ª temporada, Raymond e St. Germain são condenados por bruxaria. Agora é Claire quem usa seu poder de cura para salvar o amigo, dando-lhe uma poção falsa. Raymond sobrevive e acaba banido pelo Rei da França. Antes de partir, dá a entender que verá Claire novamente, "nesta vida ou em outra".

    Nos romances de Gabaldon, o "dom" do mestre e do conde é bem explícito – os dois, aliás, estão cientes da capacidade mútua de desafiar o tempo-espaço. Em seu site, a autora foi além e revelou que Raymond é um viajante pré-histórico. "Acho que ele veio de algum lugar por volta de 400 a.C. ou talvez um pouco antes (não tecnicamente 'pré-histórico', mas certamente não havia registros escritos onde ele começou), e o século 18 não é sua primeira parada."

    Mais do que isso, Raymond é um parente distante não só de Claire, como de Geillis. Assim, pode ter passado sua habilidade especial para elas. Já St. Germain é conhecido nos livros por ter vivido em 1630 e ter se aventurado em várias outras eras, indo até para o futuro.

    DENTE DE LONTRA

    Starz

    No 3º episódio da 4ª temporada, Claire e Jamie partem de River Run, a casa de Jocasta (Maria Doyle Kennedy), para Wilmington. A ideia é se estabelecer lá, mas acabam se separando na mata durante uma tempestade. É aí que Claire, inconsciente depois de cair do cavalo, se abriga em uma caverna e encontra um crânio ao lado de uma pedra preciosa. Enquanto examina seus achados, surge diante dela o fantasma de um nativo americano com o mesmo artefato em volta do pescoço.

    Na manhã seguinte, Claire acorda e vê que suas botas sumiram. Ela segue os rastros deixados na lama, que a levam até Jamie. Intrigada com tudo o que ocorreu, ela lava o crânio no rio e nota que os dentes têm obturações de prata – um recurso que, como diz, "não será inventado por mais 100 anos".

    Claire acredita que os restos mortais pertencem a um viajante no tempo. E no final da temporada descobre estar certa: pertencem a Dente de Lontra (Trevor Carroll), um homem que alegou ter viajado desde o século 20 para alertar os povos indígenas sobre o genocídio que está por vir. Quem lhe conta isso é uma curandeira Mohawk de quem fica próxima ao tentar resgatar Roger, então prisioneiro da tribo.

    De acordo com a lenda, Dente de Lontra foi mandado embora, mas insistiu em voltar para o grupo, que terminou por matá-lo. Ele foi enterrado com um pingente que, para os Mohawk, virou um símbolo de seu futuro trágico. O mesmo que Claire encontrou e estava usando na ocasião.

    WENDIGO DONNER

    Starz

    Wendigo Donner (Brennan Martin) aparece nos dois últimos episódios da 5ª temporada. A princípio, ele está entre os capangas de Lionel Brown (Ned Dennehy) que capturam Claire em Fraser's Ridge, a levam para a mata e lá cometem um estupro coletivo. Wendigo não encosta em Claire, mas, antes de o abuso acontecer, se aproxima dela quando está amarrada e se revela um viajante no tempo ao lhe perguntar se sabe quem é o baterista dos Beatles, Ringo Starr.

    Como a banda de rock inglesa só debutou em 1960, isso significa que Wendigo e Claire são da mesma época. Durante a interação, ele pede conselhos a ela sobre como voltar ao presente, e ela lhe explica que vai precisar de pedras preciosas. Na verdade, ela está tão desesperada que diz a Wendigo que tem uma pepita em casa e que pode lhe dar caso a ajude a fugir dali.

    No fim, ele prefere não salvá-la e escapa por pouco das garras de Jamie, que vem ao resgate de sua amada e executa todos os homens que ousaram tocá-la. Engana-se, porém, quem pensa que Wendigo se despediu da trama nessa ocasião. Ao que tudo indica, ele ressurge como um prisioneiro no 5º episódio da 6ª temporada, quando Claire ouve alguém assobiando "The Colonel Bogey March", uma música britânica que não foi composta até 1914.

    Além disso, Wendigo retorna na 7ª temporada de Outlander, sendo responsável pelo fatídico incêndio na casa de Claire e Jamie.

    WILLIAM BUCCLEIGH MACKENZIE

    Starz

    William Buccleigh MacKenzie, ou simplesmente Buck, aparece pela primeira vez no 7º episódio da 5ª temporada, "A Balada de Roger Mac". Nele, Bree e Roger estão no passado, na Carolina do Norte, com Claire e Jamie. Em um determinado momento, Buck surpreende Roger abraçando sua esposa Morag (Elysia Welch), no intuito de aquecê-la. Acreditando se tratar de uma imoralidade, Buck esmurra Roger antes de pendurá-lo com uma corda no pescoço e deixá-lo em uma árvore para morrer.

    De volta ao século 20 com Bree, Roger fica tão chocado quanto furioso ao encontrar seu parente que quase o assassinou no século 18 agora se escondendo em seu jardim. A situação piora quando ele e Bree descobrem que o homem viajou no tempo acidentalmente.

    Vale lembrar qye, na 5ª temporada, foi o próprio Graham McTavish quem encarnou Buck. Na atual temporada, é o irlandês Diarmaid Murtagh, de 40 anos, quem assume o papel.

    Outlander está disponível no catálogo do Star+. A outra metade da 7ª temporada só estreia em 2024.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top