O fato de Akira Toriyama ser fã de ficção científica não deveria ser surpresa para ninguém. Afinal de contas, os conceitos de Dragon Ball, como as cápsulas ou os projetos inovadores de cidades, baseiam-se muito em conceitos de livros e filmes míticos. O que não sabíamos é que o lendário criador era também fã de Star Trek. Como sabemos disso? Bem, vamos voltar ao episódio 22 de Dragon Ball Z, intitulado Impossível! Saibaimans nascidos da Terra?
Mario e Peach em Dragon Ball? Artista imagina personagens da Nintendo no universo de Akira Toriyama - e o resultado vai te impressionarKame-hame-Spock
No episódio, Vegeta e Nappa chegam à Terra e começam a destruir tudo em seu caminho. E, é claro, a mídia se interessa pelos novos inimigos e começa a filmá-los. Entre as televisões que estão sendo transmitidas de um helicóptero, destaca-se uma que aparece em apenas uma tomada e tem um código inscrito que, com certeza, mais de um de vocês conhece: NCC-1701-A.
É de fato o nome técnico da USS Enterprise, que fez sua estreia na cena final de Star Trek IV. Missão - A Volta Para Casa, de 1986, o mesmo ano em que o anime baseado no mangá de Toriyama começou a ser exibido. A nave, na ficção de Trek, era na verdade um remake da destruída no terceiro filme, À Procura de Spock, embora o supervisor de efeitos visuais acreditasse que essa destruição seria usada para criar novas ideias, ele logo percebeu que a saga achava que, sem a Enterprise, os fãs poderiam se irritar.
Essa Enterprise durou até a sexta parte antes de ser removida da franquia, mas apareceu em segundo plano como um detalhe na terceira temporada de Star Trek: Picard. Por sua vez, todos nós sabemos como a saga Saiyajin de Dragon Ball terminou: se você pensa que só a saga galáctica de Star Trek é grande demais, o anime também já soma diversas temporadas e episódios com Dragon Ball, Dragon Ball Z, Dragon Ball GT, Dragon Ball Kai e Dragon Ball Super.