Qualquer pessoa que passe muito tempo no TikTok ou no Twitter e siga contas em inglês não terá conseguido evitar The Good Doctor nos últimos dias. Várias publicações e vídeos foram compartilhados, alguns dos quais receberam milhares de curtidas, comentários e outras interações. Quase todo mundo está se perguntando com espanto: mas que diabo é The Good Doctor, afinal? Acima de tudo, porém, a série tem sido motivo de chacota, e agora também originou uma onda de hate, em partes, por um bom motivo.
Quase parece que as redes só agora estão descobrindo The Good Doctor, embora a série já esteja sendo exibida com sucesso desde 2017. No Brasil, por exemplo, com o lançamento de novas temporadas no Globoplay, ela se tornou um dos títulos mais assistidos. São mais de 100 episódios, e uma sétima temporada foi encomendada recentemente. No centro está Freddie Highmore como o gênio médico autista Dr. Shaun Murphy. Baseada em uma série coreana, a versão americana é de David Shore, um dos criadores de séries mais bem-sucedidos dos EUA desde House, no máximo.
The Good Doctor: Série médica protagonizada por Freddie Highmore chega ao GloboplayTUDO COMEÇOU COM UM MEME...
A atual polêmica sobre The Good Doctor parece ter começado com um clipe em que o personagem principal grita com seu chefe, Dr. Han (Daniel Dae Kim), que é uma espécie de vilão na série.
Desde então, tanto a gritaria de Highmore, quanto a reação de Kim, que, aliás, também é uma dos produtores e esteve por trás da ideia de adaptar a série para os EUA, foram usadas em vários memes. Existe até um modelo para copiar a explosão de Highmore:
Essa não é a única cena em que a insistência do personagem principal de que ele é um cirurgião tem potencial de meme.
...TORNOU-SE MOTIVO DE CHACOTA
No entanto, o fato de tantas pessoas estarem envolvidas com a série fez com que muitas cenas ruins, questionáveis ou engraçadas fossem encontradas. Por causa disso, as pessoas agora estão ficando chateadas e tirando sarro da série mais do que qualquer outra coisa.
Isso começa com coisas como a encenação...
Mas também está relacionado à forma como o personagem principal se move (e, depois de ver isso, você provavelmente nunca mais conseguirá olhar para ele sem pensar em C-3PO).
Cenas absurdas sem o Good Doctor também são reveladas:
Quase todas as cenas da série parecem ter potencial de meme, especialmente quando o Dr. Murphy encontra seu nêmesis, o Dr. Han.
A maioria dos vídeos tem a intenção de ser engraçada, as pessoas se divertem com os pontos fracos da série. Mas os problemas são mais profundos, como apontam algumas postagens sérias no Twitter e no TikTok.
...E AGORA THE GOOD DOCTOR TAMBÉM ESTÁ SENDO QUESTIONADA
A atenção que veio com os clipes divertidos também levou a uma onda de ódio e vários questionamentos levantados a respeito da série - por exemplo, por causa da representação de pessoas trans. Porque o Good Doctor pode ser bastante transfóbico, como prova o vídeo a seguir:
Mas o principal problema é o quanto a série retrata mal o autismo. A série é acusada de não estar familiarizada com o verdadeiro tópico principal da série (também porque provavelmente nenhum dos participantes é autista) e até mesmo de apoiar grupos altamente problemáticos:
Quanto mais as pessoas se aprofundam, mais exemplos alarmantes são encontrados.
Qualquer pessoa que atualmente digite o nome da série em uma pesquisa no Twitter ou no TikTok encontrará vários outros resultados sobre The Good Doctor. Há inúmeros vídeos, fotos e comentários. Quase ninguém defendendo a série. Alguns já estão irritados com o fato de The Good Doctor encher a timeline. Mas, em sua maioria, há pessoas que não param de zombar ou apontar os grandes problemas da série. Faça sua própria pesquisa, mas esteja preparado para perder a noção do tempo nas redes sociais...