Com mais de 1,2 bilhão (!) de horas assistidas apenas nos primeiros 30 dias após seu lançamento em novembro de 2022, Wandinha é a segunda série em inglês de maior sucesso na história da Netflix - superada apenas pela quarta temporada Stranger Things, que teve uma vantagem um pouco injusta porque a temporada foi lançada em dois blocos e, portanto, um período muito mais longo do que Wandinha foi incluído no cálculo.
Com esse grande sucesso, apesar de toda a raiva que naturalmente sentimos de alguma forma com cada erro cometido, os criadores da série podem, no final, provavelmente ficar muito relaxados com o fato de que nem tudo correu 100% perfeitamente em todos os oito episódios da primeira temporada. Um erro particularmente evidente foi cometido pelos responsáveis no episódio 5, por exemplo. Talvez você não perceba o erro ao assisti-lo normalmente, mas se pressionar o botão de pausa em dois pontos muito específicos, é difícil não perceber…
Wandinha: Produtor da Netflix se irrita com declarações de Jenna Ortega sobre bastidores da sérieUM CADÁVER EM MOVIMENTO
O quinto episódio se concentra em um momento do passado em que os pais de Wandinha, Gomez (Luis Guzmán) e Mortícia (Catherine Zeta-Jones), frequentavam a Nevermore Academy. Wandinha (Jenna Ortega) consegue um antigo arquivo policial, segundo o qual seu pai foi acusado de assassinar Normie Garret Gates (Lewis Hayes). No decorrer do episódio, vemos Garret cair de um andaime após ser perfurado por uma espada.
No minuto 29 e 19 segundos, a cena fica assim:
Apenas quatro minutos depois (em 33:16), de repente, fica assim:
O cadáver da pessoa caída moveu-se como num passe de mágica... (ambas as cenas mostram ele morto logo após a queda, descartando a hipótese do personagem ter rastejado para lá enquanto ferido).
TALVEZ NÃO SEJA UM ERRO?
No entanto, há uma explicação - na verdade - bastante plausível para as diferentes posições: Ambas as cenas são flashbacks - uma vez da perspectiva de Gomez e outra da perspectiva de Morticia, em que os cônjuges são diretos em suas declarações sobre o rumo do crime contraditório. Como na obra-prima de Akira Kurosawa, Rashomon, em que várias testemunhas recapitulam o mesmo crime de diferentes perspectivas com detalhes (ligeiramente) alterados, o episódio 5 de Wandinha também pode ser sobre a subjetividade das memórias.
Portanto, se encaixaria perfeitamente no conceito se o cadáver nas memórias de Gomez e Mortícia atingisse o chão do pátio da escola em um ângulo ligeiramente deslocado!
Mas ainda temos um problema com essa teoria: Garret também é visto caindo no segundo flashback - e exatamente da mesma forma que ele deveria estar deitado após o impacto, como no primeiro. Aqui, também, a queda simplesmente não corresponde ao posicionamento do corpo alguns segundos depois, o que indica claramente que os próprios criadores não tinham em mente essa leitura no episódio…