Café com Aroma de Mulher não é a única produção colombiana que virou febre na Netflix nos últimos tempos e é bem possível que você também já tenha ouvido falar também de Coração Marcado, que ganhou segunda temporada e chegou ao topo dos títulos mais assistidos no streaming em sua semana de lançamento.
E caso você esteja se perguntando: não, Coração Marcado não é inspirado em acontecimentos reais – mas há uma história interessante relacionada a isso, já que a produção da Netflix chamou a atenção de organizações de saúde.
Isso porque a Associação Colombiana de Transplantes de Órgãos (OTCA) demonstrou preocupação com um possível impacto negativo que Coração Marcado pode causar no público. A instituição, inclusive, emitiu uma declaração oficial forçando que a história da série é puramente ficcional. Leia abaixo:
"A Associação Colombiana de Transplantes de Órgãos reafirma que a série da Netflix Coração Marcado não é baseada em acontecimentos reais e, portanto, é um produto da imaginação transmitida para o entretenimento dos seus telespectadores. A OTCA expressa sua preocupação de que seu conteúdo possa impactar negativamente na cultura da doação, afetando os milhares de pacientes que estão atualmente em lista de espera”
O comunicado, que foi publicado nas redes sociais da OTCA, ressalta que o tráfico de órgãos é ilegal e que não há registros disso no Instituto Médico Legal colombiano. “O processo de doação de órgãos em nosso país é regulado por entidades governamentais, das quais participam especialistas na área”, diz o texto.
Por fim, a mensagem reforça ainda que cada transplante é realizado seguindo critérios rígidos, estabelecido mediante consenso entre especialistas.
Qual é a história de Coração Marcado?
O comunicado emitido pela Associação colombiana diz respeito justamente à trama principal da série. Em Coração Marcado, conhecemos a trágica história de Camila (Ana Lucía Domínguez), uma noiva que sofre parada cardíaca no dia de seu casamento e ela descobre que, para continuar, viva precisa de um transplante de coração urgente.
Seu noivo Zacarías (Sebastián Martínez) decide fazer o possível para encontrar um doador no menor tempo possível, usando de seu dinheiro e influência para contratar serviços de criminosos do tráfico de órgãos. O grupo de traficantes decide assassinar a jovem Valéria (Margarita Muñoz) em um acidente de trânsito, que morre e tem o coração transplantado para o corpo de Camila.
Agora, o marido de Valéria, Simón (Michel Brown), busca vingança. Simón mergulha no mundo do tráfico de órgãos e, aos poucos, se aproxima de Camila, que irá lhe surpreender de maneira inesperada.