Descrita por J.R.R. Tolkien nas páginas de “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”, a Terra-média é cheia de histórias, personagens, lugares e detalhes complexos. É praticamente impossível, portanto, saber tudo sobre esse universo. Embora muitos tenham se limitado às trilogias cinematográficas dirigidas por Peter Jackson, a obra do autor britânico é bem mais extensa, incluindo livros como “O Silmarillion”, contos inacabados sobre Númenor e até cartas trocadas com colegas leitores. Mesmo com tanto material, ainda existem várias pontas soltas.
É justamente em torno de um desses mistérios que gira o novo vídeo de uma das melhores contas do TikTok dedicadas ao mundo de Tolkien. A jovem conhecida como Cenobeita passa quatro minutos relembrando uma das raças mais incríveis da Terra-média: os Ents. São árvores que falam e andam, tendo como principal representante nos romances e nos filmes Barbárvore, o guardião da floresta de Fangorn no final da Terceira Era e peça-chave na derrota de Saruman.
Como sabemos de “O Senhor dos Anéis” e, mais especificamente, de Barbárvore, os Ents não poderão prosperar e, em última análise, estão destinados à extinção. Afinal, após o misterioso desaparecimento das Entesposas, não há mais reprodução.
O QUE ACONTECEU COM AS ENTESPOSAS?
“Os Ents estão no mundo há tanto tempo quanto os Elfos”, conta Cenobeita. “Desde o início, havia Ents masculinos e Ents femininas. Em algum momento da Segunda Era, não sabemos exatamente quando, os Ents masculinos e as femininas seguem caminhos separados. Os machos cuidam das florestas grandes e frondosas. Já as fêmeas ficam fascinadas por plantas menores e pela agricultura, sendo as responsáveis por transmitirem aos Homens tudo o que sabem.”
Até que algo aconteceu com as Entesposas: todas sumiram sem maiores explicações. Até hoje, isso continua sendo uma das questões mais intrigantes da mitologia de Tolkien. Tanto é que, no livro “As Duas Torres”, Barbárvore conta brevemente aos hobbits Merry e Pippin a história das Ents e implora a eles que lhe avisem se esbarrarem com elas.
Embora não se saiba ao certo o que ocorreu, dando espaço para inúmeras teorias, a única evidência são as especulações do próprio Tolkien. Em uma de suas cartas, mais especificamente a enviada para Naomi Mitchison, em 25 de abril de 1954, o escritor diz (via The Gamer):
Acredito que as Entesposas desapareceram para sempre, tendo sido destruídas com seus jardins na Guerra da Última Aliança (Segunda Era, 3429 - 3441), quando Sauron queimou suas terras contra o avanço dos Aliados [no rio] Anduin. Elas sobreviveram apenas na ‘agricultura’ transmitida aos Homens (e Hobbits). Algumas, é claro, podem ter fugido para o leste ou até mesmo se tornado escravas.
OS ANÉIS DE PODER VAI RESOLVER O MISTÉRIO?
A ideia de que Ents femininas poderiam aparecer na série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, do Amazon Prime Video, foi colocada sobre a mesa desde que foi anunciado que a trama se passaria durante a Segunda Era. E de fato, como aponta Cenobeita, uma delas pode ter feito uma rápida aparição na 1ª temporada. Nada que tenha sido confirmado pelos envolvidos.
De acordo com o portal CBR, é possível que o seriado mostre o que realmente aconteceu com elas, mas talvez, se o fizer, seja apenas para o público, sem que os personagens possam ter essa informação, já que o mistério não foi desvendado no decorrer da trilogia.
Resta então saber se os criadores de Os Anéis de Poder, J.D. Payne e Patrick McKay, vão apostar na teoria que Tolkien levanta em sua carta ou elaborar sua própria explicação. Neste último caso, há o risco de não agradar aos fãs mais ferrenhos do autor.
A 2ª temporada de Os Anéis do Poder está sendo gravada e deve chegar ao catálogo do Prime Video no final de 2024 ou mesmo no início de 2025.