Dragon Ball é, sem dúvida, um dos animes mais populares dos anos 80 e 90, assim como os mangás nos quais é baseado, de Akira Toriyama. O sucesso foi tamanho que virou uma franquia com spin-offs na TV, filmes, um (fracassado) live-action em 2019 e também videogames. Goku, Vegeta, Frieza e Piccolo são nomes que fazem parte da cultura pop
Mas e se disséssemos que a série poderia não ter existido se não fosse por um filme da Disney? É isso mesmo que você leu! Hoje com 67 anos, Toriyama começou a desenhar graças a duas influências. A primeira é Astro Boy, mangá criado por Osamu Tezuka. A segunda é nada mais, nada menos do que 101 Dálmatas.
Toriyama explicou em uma entrevista ao portal Kanzenshuu que, em sua época, não havia tanto material de animação para usar como referência. Foi, portanto, o longa-metragem de 1961, sobre filhotes que precisam escapar da vilã Cruella de Vil para não virarem casacos de pele, que o acompanhou desde o início e o fez acreditar em seu talento.
"Quando eu era criança, havia um estúdio de arte chamado Zugaya-san. Lá as crianças do bairro se reuniam, desenhavam e faziam muito barulho. Um dia, lembro que desenhei 101 Dálmatas e ganhei um grande prêmio. Eu fiquei super empolgado com isso, de modo que meu eu atual já se encontrava lá."
De fato, é curioso que a mente por trás de Dragon Ball mencione Tezuka e a Casa do Mickey como suas inspirações, pois são completamente distintos em estilo e técnica. Mas a verdade é que, durante seus anos de formação, Tezuka se tornou um verdadeiro cinéfilo, tendo revelado, por exemplo, que viu Bambi (1942) mais de 80 vezes.
Dragon Ball séries e filmes: Esta é a ordem para assistir à sequência; são mais de 80 títulosAtualmente, o gênero anime é considerado pioneiro em muitos aspectos quando se trata de animação. Séries como Demon Slayer, Death Note, One Piece, Naruto Shippuden, Os Cavaleiros do Zodíaco, Attack on Titan e Pokémon não nos deixam mentir. Além delas, filmes como Your Name (2016), Jujutsu Kaisen 0 (2022) ou mesmo os produzidos pelo famoso Studio Ghibli servem como prova da evolução e consolidação dos animes.