ATENÇÃO: A MATÉRIA A SEGUIR CONTÉM SPOILER!
Depois de um 7º episódio tão emocionante quanto doloroso, The Last of Us apostou em um tom bem mais sangrento para seu penúltimo capítulo, exibido na noite de ontem (5). Em "Quando Mais Precisamos", Ellie (Bella Ramsey) continua a cuidar de Joel (Pedro Pascal), gravemente ferido, da melhor maneira que pode.
Durante uma caçada na floresta coberta de neve, a garota se depara com David (Scott Shepherd), um pastor que está no comando de um grupo de sobreviventes. Depois de proferir hostilidades, Ellie faz um acordo com ele: entregar metade do veado que acabou de alvejar em troca de penicilina, para acelerar a recuperação de Joel. Ela só não imaginava David e seus capangas voltariam para prendê-la e para dar cabo de seu protetor.
Entende-se assim que os responsáveis pela lesão de Joel no final do 6º episódio fazem parte do agrupamento de David, e que o mesmo busca vingança pela morte de um de seus homens. Assustador e cruel, o pregador não só coloca Ellie em uma espécie de jaula, como tenta abusar dela sexualmente.
A jovem consegue se livrar de suas garras antes de reencontrar aleatoriamente Joel. Este último, por sua vez, não poupou ninguém em seu caminho para resgatar aquela que agora quase considera sua filha.
The Last of Us: A atriz de Game of Thrones que pode ter conquistado o coração de Pedro PascalO "VERDADEIRO" JOEL NO 8º EPISÓDIO
Se o 8º episódio adapta com grande fidelidade uma parte muito angustiante do game que inspirou a produção da HBO, ele também se permite fazer uma homenagem à obra original, trazendo não só uma, como duas versões de Joel. Calma que a gente te explica!
Um dos membros do clã de David e seu braço direito é James. Ele é interpretado por ninguém mais, ninguém menos que Troy Baker, que emprestou sua voz e seus movimentos para o Joel do jogo.
Dessa vez, porém, Troy muda completamente de registro, encarnando um antagonista. Conforme explicou ao Deadline, ser chamado por Neil Druckmann (criador do videogame e um dos showrunners) para aparecer em The Last of Us já foi uma alegria à parte:
Neil foi tímido em relação ao papel. Ele me disse que tinha um personagem em mente para mim, se eu estivesse interessado. E tudo bem se eu não estivesse interessado. E eu disse: 'Cara, se houver algo para mim...' Honestamente, pensei que seria um Estalador, então acabou sendo um upgrade. Fiquei tão feliz!
"Lendo as cenas de James, pensei que seria um bom desafio", continuou Troy. "Eu amo interpretar um vilão para mostrar que ele não é o vilão. Porque se eu posso fazer com que seja amado por apenas um segundo, posso fazer com que seja odiado ainda mais quando preciso. Eu gosto dessa dança, me atrai muito."
Troy é uma das pessoas que conhece o game e sua essência como ninguém. Por isso foi simples e estimulante para ele assumir um antagonista e lhe dar complexidade. Porque cada sujeito que aparece na jornada de Joel e Ellie é um paralelo ou um contraponto da relação dos dois heróis.
"Trata-se de entender que cada personagem que encontramos ao longo da história é, de alguma forma, um reflexo de Joel e/ou Ellie. David é um reflexo de Joel. Esse é o lado errado da moeda, porque aqui está alguém que cuida daqueles com quem se importa e que está disposto a tudo para que garantir isso. Joel também é assim."
"James era um cara legal, e este mundo era difícil para ele. Se você olhar para estas pessoas, verá que elas chegaram ao que pensavam ser a terra prometida e tiveram um inverno difícil, que as transformou nas piores versões de si mesmas", analisou Troy, finalizando: "Este episódio é uma boa lição para aprender que estamos todos a um dia de ser, pelo menos até certo ponto, a pior versão de nós mesmos."
Bem, se você já assistiu ao capítulo ou tem contato com o game, sabe por que o ator usou o verbo no passado para se referir a seu personagem. Após Ellie descobrir que David recorre ao canibalismo para alimentar sua comunidade, a menina mata James em sua fuga, enfiando no pescoço dele o cutelo que era usado para esquartejar seres humanos. Um desfecho nada bonito de se ver!
Será que o 9º e último episódio de The Last of Us seguirá a linha banho de sangue? A estreia acontece neste domingo, 12 de março, às 23h.