Chocolate com Pimenta está mais uma vez sendo exibida pela Globo no Vale a Pena Ver de Novo. Apesar de já ter sido reprisada três vezes (duas na emissora e uma no Canal Viva), os olhos do público inevitavelmente se viraram para a novela escrita por Walcyr Carrasco e dirigida por Jorge Fernando, que foi um sucesso estrondoso entre 2003 e 2004. No elenco encabeçado por Mariana Ximenes, Murilo Benício e Priscila Fantin, também está Lilia Cabral, que precisou se afastar da produção por causa de uma doença.
A atriz de 65 anos deu vida a Bárbara, casada com o prefeito Vivaldo (Fúlvio Stefanini) e, portanto, primeira-dama de Ventura. Mãe de Estela (Marcela Barrozo) e tia de Danilo (personagem de Benício), ela é uma dondoca que quer se dar bem em qualquer ocasião e que não hesita em armar contra os demais moradores da pequena cidade – em especial a protagonista Ana Francisca, que deseja ver o mais longe possível de Danilo.
Se Lilia foi uma das principais vilãs no início de Chocolate com Pimenta, isso mudou no meio da novela, quando teve que abandonar as gravações após um diagnóstico médico. Sua saída, porém, não estava nos planos do autor, que não teve escolha senão criar uma trama para Bárbara.
Quando Chocolate com Pimenta foi exibida pela primeira vez? Relembre os principais acontecimentos da épocaA madame se envolve com um trapezista vivido por Marcos Frota, que chegou a Ventura com uma trupe circense. A certa altura, o homem lhe faz uma proposta ousada: deixar tudo para trás e fugir com ele no fim da temporada. Como estava possessa com o marido por causa das inúmeras traições e tendo descoberto o caso dele com a manicure Márcia (Drica Moraes), Bárbara aceita o convite e desaparece.
O que ninguém – nem os personagens – esperavam é que a primeira-dama faria um retorno triunfal mais para frente, uma vez terminado o tratamento de Lilia. Ela reaparece durante o casamento de Vivaldo com Jezebel (Elizabeth Savalla), para o total choque dos noivos e dos convidados.
Isso porque o circo para o qual entrou acabou pegando fogo. Quando a notícia chegou na cidade, todos acreditaram que Bárbara estava morta, sem imaginar que ressurgiria das cinzas – e careca.
Coberta por um véu preto, ela aparece na igreja enquanto a cerimônia ocorre e revela não só estar viva, como também seu novo visual. Ela explica que conseguiu escapar do incêndio, mas teve seus cabelos todos queimados.
Vale ressaltar que a calvície não estava relacionada ao quadro de Lilia, sendo um trabalho da equipe de caracterização. Por sinal, a atriz nunca revelou à imprensa o que teve, deixando o mistério no ar.