Se em 2022, o Amazon Prime Video impressionou com um orçamento nunca antes visto para O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, que já tem renovação confirmada, tudo indica que o streaming está pronto para uma nova aposta ambiciosa. Estamos falando de Citadel, nova obra dos irmãos Joe e Anthony Russo, diretores de Vingadores: Ultimato. Logo atrás de Os Anéis de Poder na categoria “séries mais caras da história", a nova produção já tem imagens divulgadas e data de lançamento oficial: 28 de abril de 2023.
Qual é a história de Citadel?
Citadel é um thriller de ficção científica que acompanha a história de um grupo de espiões vindos de diversas partes do mundo que trabalham para uma agência sem vínculos com nenhum país. A história começa quando uma organização misteriosa destrói a Cidadela e dois agentes se reúnem para tentar descobrir o que aconteceu e quem está por trás do ataque. A questão é que os dois não sabem de nada: a memória deles foi apagada anos antes e os dois levam uma vida normal há anos, sem ter ideia de que são espiões de elite.
Elenco tem atores de Game of Thrones e Matrix
Richard Madden (Game of Thrones) e Priyanka Chopra Jonas (Matrix: Resurrections) interpretam esses dois agentes, enquanto Stanley Tucci (O Diabo Veste Prada) faz o papel de um ex-colega deles na Cidadela, que os contata para derrubar essa misteriosa organização inimiga. O elenco principal se completa com Lesley Manville, atriz de Trama Fantasma e Sra. Harris Vai a Paris.
Idealizada pelos irmãos Russo em parceria com Josh Appelbaum (Projeto Almanaque), Citadel teve um processo de filmagem praticamente global e foi gravada em diversos países, como Estados Unidos, Reino Unido, Marrocos e Espanha. Embora tenha apenas 6 episódios, o orçamento foi maior do que muitas produções cheias de temporadas por aí.
Inicialmente, o planejamento foi de 160 milhões de dólares, mas, ao longo da produção, os custos acabaram disparando e o orçamento foi de cerca de 235 milhões de dólares (aproximadamente R$ 1,2 bilhão).
Vale lembrar que o orçamento da primeira temporada de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder foi de 715 milhões de dólares (cerca de R$ 3,7 bilhões). Ao contrário do que se pode pensar, não foi a produção, em si, que custou tão caro. De acordo com o Wall Street Journal, boa parte desse dinheiro veio da negociação de direitos autorais com a Warner Bros., quanto com o espólio do autor de O Senhor dos Anéis, J.R.R. Tolkien. Tudo indica que o investimento valeu a pena, já que a série garantiu renovação no Prime Video.